[weglot_switcher]

Morreu a rainha do Reino Unido, Isabel II

A rainha do Reino Unido e chefe da Commonwealth faleceu esta quinta-feira, aos 96 anos, depois de ter sido anunciado que o seu estado de saúde tinha deteriorado. Isabel II reinou mais de 70 anos e deixa um legado incontornável na história mundial.
8 Setembro 2022, 18h31

A rainha do Reino Unido e da Commonwealth, Isabel II, faleceu esta quinta-feira, 8 de setembro, anunciou o palácio de Buckingham.

A monarca tinha 96 anos e reinou ao longo de mais de 70 anos, deixando um legado incontornável na história contemporânea. Foi a monarca com maior longevidade da história.

O anúncio oficial surgiu às 18h30 (hora de Lisboa), depois de, esta tarde, ter sido confirmado que o seu estado de saúde teria piorado. Isabel II encontrava-se sob supervisão médica em Balmoral, na Escócia, para onde se deslocou esta tarde a família real mais próxima da monarca.

“A rainha faleceu pacificamente em Balmoral esta tarde”, diz o anúncio oficial publicado no site da família real. “O rei e a rainha-consorte permanecerão em Balmoral esta noite e regressarão a Londres amanhã”, lê-se.

Obituário:

https://staging01.jornaleconomico.pt/noticias/com-embargo-ate-ser-evidente-que-deixa-de-o-ser-uma-rainha-para-a-eternidade-808736

Isabel II ascendeu ao trono em 1952 e ao longo de um reinado de mais de sete décadas assistiu a profundas transformações sociais e políticas.

Tratando-se de uma monarquia hereditária, o anúncio da sua morte simboliza também a ascensão do filho mais velho, Carlos, ao trono. O Reino Unido e os 14 estados do Commonwealth, têm agora um rei, pela primeira vez em 71 anos.

No seu primeiro comunicado, o novo monarca brtiânico diz que a família real lamenta e luta “a morte de uma soberana e mãe muito amada”. “Sei que a sua perda vai ser profundamente sentida por todo o país, pelos reinos e pela Commonwealth, bem como por inúmeras pessoas em todo o mundo”, lê-se.

O reinado de Isabel II abrangeu o período de austeridade do pós-guerra, a transição de um império para a Commonwealth, bem como o fim da Guerra Fria e a entrada (e saída) do Reino Unido da União Europeia. Ao longo de sete décadas, indigitou 15 primeiros-ministros, tendo Winston Churchill sido o primeiro e Liz Truss, eleita esta semana – e nascida 101 anos depois de Churchill -, a última.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.