Morreu Fernando Gomes, ex-jogador do F. C. Porto

O antigo avançado internacional português Fernando Gomes, vencedor de duas Botas de Ouro e melhor marcador da história do FC Porto, morreu este sábado aos 66 anos. Funeral será este domingo à tarde.

O antigo avançado internacional português Fernando Gomes, vencedor de duas Botas de Ouro e melhor marcador da história do FC Porto, morreu este sábado aos 66 anos, devido a doença prolongada, revelaram os campeões nacionais de futebol.

Em comunicado publicado no seu sítio oficial na Internet, os ‘azuis e brancos’ expressam “enorme tristeza e consternação” pelo falecimento do ex-dianteiro, que somou 452 jogos, 355 golos e 14 títulos nas duas passagens pelo clube da sua cidade-natal (1974-1980 e 1982-1989), além das distinções de ‘artilheiro’ das Ligas europeias (1982/83 e 1984/85).

Vogal da direção do FC Porto para a formação, Fernando Gomes esteve recentemente internado num hospital do Porto, com o clube a manifestar “luto pela perda de uma das suas maiores figuras”, além de “sentidas condolências à família, amigos e admiradores”.

Figura destaca da equipa, Fernando Gomes era muito querido dos adeptos portistas, tendo sempre ficado ligado ao clube. A sua presença em diversas circunstâncias junto da equipa onde permaneceu anos era uma simpatia muito apreciada por todos. Mantendo sempre uma postura de distanciamento em relação ao outras atividades para onde se dirigiram colegas seus, Fernando Gomes foi sempre um ativo importante do clube.

O Sporting, o último clube que Fernando Gomes representou enquanto futebolista, manifestou hoje pesar pela morte do antigo jogador, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.

Em nota publicada na sua página oficial na Internt, os ‘leões’ lembram também a chegada do avançado ao clube, em 1989, e as duas últimas épocas da sua carreira, em 1989/90 e 1990/91, com papel importante nas provas europeias.

“Pelo Sporting, o antigo avançado fez 79 jogos e 38 golos, tendo contribuído decisivamente para a excelente campanha europeia da equipa verde e branca até às meias-finais da Taça UEFA em 1990/1991”, lembra o clube lisboeta.

Nessa época, os ‘leões’ chegaram às meias-finais da competição europeia, eliminados pelo Inter Milão (empate a zero em casa e derrota fora por 2-0), com Gomes a marcar cinco golos nessa caminhada europeia, com a presença em todos os jogos.

“Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao clube”, acrescentam os ‘leões’.

O antigo avançado internacional português Fernando Gomes, vencedor de duas Botas de Ouro e melhor marcador da história do FC Porto, morreu hoje aos 66 anos, devido a doença prolongada.  A Liga Portuguesa de Futebol Profissional decretou um minuto de silêncio nos jogos deste fim de semana da Taça da Liga, em homenagem ao jogador.

O funeral de Fernando Gomes realizar-se-á este domingo, dia 27 de novembro, às 15h00, na Igreja de Santo António das Antas. O velório do jogador terá lugar este sábado, a partir das 19h00 e até às 22h30, e neste domingo, a partir das 11h00, na Capela Mortuária da Igreja de Santo António das Antas, refere o clube em comunicado.

Recomendadas

Tribunal espanhol determina que UEFA fica impedida de evitar Superliga

Competição que iria reunir algumas das melhores equipas do futebol europeu e mundial fica mais perto de se poder realizar. A UEFA terá feito uso da “posição de poder” para tentar impedir a realização da prova.

FPF chamada ao Parlamento. Tema: salário de Fernando Santos. Veja o “Hat Trick” no “Jogo Económico”

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.
Comentários