[weglot_switcher]

Morreu o fundador do PS, Bernardino Carmo Gomes

O fundador do PS e antigo chefe de gabinete de Mário Soares, Bernardino Carmo Gomes, morreu na madrugada deste domingo.
30 Outubro 2016, 10h35

Bernardino Gomes foi um dos 27 militantes da Acção Socialista Portuguesa (ASP) que, em março de 1973, esteve presente no Congresso de Bad Münstereifel, onde o PS foi fundado.

Licenciado em Ciências Políticas pela Universidade de Lovaina, na Bélgica, foi diretor do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, após o 25 de Abril de 1974.

Escreveu juntamente com Tiago Moreira de Sá, o livro “Carlucci vs. Kissinger – Os EUA e a Revolução Portuguesa”, sobre o papel dos Estados Unidos na Revolução dos Cravos.

Foi, durante vários anos, administrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

 

Em 2014, juntamente com mais 24 fundadores do Partido Socialista, declarou apoio à candidatura de António Costa à liderança do partido. Esta terá sido uma das suas últimas posições políticas públicas.

O corpo de Bernardino Gomes estará este domingo em câmara ardente na igreja de Santo António do Estoril, , a partir das 19h00. O funeral realiza-se na segunda-feira. A missa esta marcada para as 12h30 na igreja de Cascais, seguindo para o cemitério do concelho onde será enterrado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.