Moscovici elogia António Costa: “Portugal tem um bom Governo”

Durante o evento, o comissário europeu falou sobre o governo liderado pelo primeiro-ministro António Costa, o crescimento do populismo e a situação na Itália.

“Visto de Bruxelas, a liderança de António Costa tem apontado para o crescimento, redução do défice e está saudável financeiramente. Portugal tem um bom governo”, afirmou Pierre Moscovici, Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Fiscalidade e Costumes, no segundo dia das Conferências do Estoril.

Presente no debate “Justiça Fiscal e Direitos Humanos: Combater a Evasão Fiscal, defender os valores europeus”, Moscovici reconheceu ainda que “Costa tem talento para governar com a esquerda e defender a aliança com os liberais da Europa”.

Sobre as eleições europeias do passado domingo, o Comissário alerta para o facto de “o populismo está a progredir” e que a “maioria de deputados pró-europeístas” não é considerada suficiente para a defesa da Europa.

Em relação a Itália, Moscovici garante que “não serão aplicadas sanções a Itália” mas sim uma “troca de pontos de vista” para o governo italiano “cumprir as regras”.

Recomendadas

Presidentes da Argentina, Bolívia, Equador, Cuba e Uruguai querem visitar Portugal

O Presidente da República disse que “houve contactos bilaterais muito, muito intensos e variados”, durante os trabalhos da 28.ª Cimeira Ibero-Americana. Já o primeiro-ministro referiu que a expectativa de que na presidência espanhola da União Europeia, no segundo semestre deste ano, seja possível avançar com o acordo com o Mercosul, que qualificou como “o mais importante acordo económico que pode existir”.

António Costa diz que divergências com o Presidente da República não abalaram relações “de forma alguma”

Sobre as relações com o chefe de Estado, o primeiro-ministro respondeu: “Se mesmo quando não temos pontos de vista coincidentes na política interna a relação pessoal é boa, em matéria de política externa onde as posições são absolutamente coincidentes a relação só podia ser melhor ainda”.

PremiumJakov Milatovic: a esperança da UE para o Montenegro. Ou talvez não

Tem um currículo que impressiona qualquer governo europeu: passagens académicas pela Illinois State University, pela Universidade de Economia e Negócios de Viena (como bolseiro do governo da Áustria), pela Universidade Sapienza, de Roma (como bolseiro da União Europeia) e mestrado em Economia na Universidade de Oxford.
Comentários