[weglot_switcher]

Moscovo ameaça punir a Lituânia por bloquear Kaliningrado

O embaixador da UE em Moscovo pediu aos russos numa reunião “que se abstenham de passos de escalada e retórica”.
21 Junho 2022, 15h38

A Rússia ameaçou punir a Lituânia com medidas que teriam um “sério impacto negativo” no país depois de a Lituânia ter realizado um bloqueio parcial do trânsito de mercadorias para Kaliningrado, enclave de Moscovo no Mar Báltico, na segunda-feira.

Segundo a “Reuters”, a Lituânia fechou a rota para o transporte de aço e outros metais, alegando obrigação sob as sanções da União Europeia (UE) que entraram em vigor no sábado. As autoridades russas disseram que outros produtos básicos também foram bloqueados e imagens de videovigilância do enclave mostraram algumas compras de pânico no fim de semana em lojas que vendem materiais de construção.

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, disse esta terça-feira que as ações da Lituânia mostraram que a Rússia não pode confiar no Ocidente, que quebrou acordos escritos sobre Kaliningrado, segundo o mesmo.

“A Rússia certamente responderá a tais ações hostis”, disse Patrushev, segundo a agência estatal de notícias “RIA”. “Medidas apropriadas” estão a ser elaboradas e as “suas consequências terão um sério impacto negativo na população da Lituânia”, adiantou sem dar detalhes.

Em resposta, a primeira-ministra lituana, Ingrida Simonyte, disse que é “irónico ouvir retórica sobre supostas violações de tratados internacionais” da Rússia, acusando a Federação de violar “possivelmente todos os tratados internacionais”.

Moscovo convocou o embaixador da UE Markus Ederer ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo na terça-feira. O porta-voz da UE, Peter Stano, disse que Ederer pediu aos russos na reunião “que se abstenham de passos de escalada e retórica”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.