A Mota-Engil assumiu o controlo maioritário da estrutura acionista da Lusoponte, concessionária das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama até 2030, confirmou o Jornal Económico junto de fontes ligadas à operação.
Os italianos da Atlantia (ex-Autostrade) anunciaram há vários meses a intenção de alienar a sua participação de cerca de 17% na concessionária Lusoponte.
Chegou a haver grandes interessados, como o grupo japonês Marubeni, mas a decisão final da Atlantia teve de obedecer ao direito de preferência que os sócios remanescentes da Lusopone, neste caso o grupo francês Vinci e o grupo português Mota-Engil, poderiam exercer neste caso de alienação.
Foi isso que sucedeu, quer a Vinci, quer a Mota-Engil optaram por acionar os seus direitos de preferência, e a Atlantia teve de cumprir esta alternativa, recebendo cerca de 55 milhões pela transferência conjunta da posição, segundo apurou o Jornal Económico.
A partir de agora, a Mota-Engil domina o capital da Lusoponte, com cerca de 50,7%, tendo como único sócio nesta concessionária os franceses da Vinci (detendo os restantes 40,3%), que também gerem a os aeroportos da ANA.
A operação ainda tem de receber o aval de vários reguladores, incluindo a Autoridade da Concorrência.