A Mota-Engil vai propor, na próxima reunião do conselho de administração, a designação de Carlos Mota Santos para presidente do conselho de administração (chairman) e presidente da comissão executiva (CEO) da empresa. Carlos Mota Santos é atualmente o vice-presidente da comissão executiva da construtora, liderada por Gonçalo Moura Martins.
“O senhor engenheiro Carlos Mota Santos, membro da terceira geração da família fundadora e acionista de referência do grupo, é um profissional com mais de 20 anos de prática, profundo conhecedor dos negócios e atividades do grupo, tendo iniciado funções técnicas na empresa após a conclusão da sua licenciatura em engenharia civil”, defende a empresa, em comunicado enviado esta tarde à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Tanto António Mota como Gonçalo Moura Martins decidiram renunciar às funções que exercem na empresa, de chairman e CEO, respetivamente, para dar início a um processo de mudança geracional e de renovação dos altos gestores da Mota-Engil. A opção terá sido tomada por “impulso dos próprios”.
O processo de alteração da gestão da Mota-Engil deverá estar concluído até ao final deste mês, depois da referida reunião do board, cuja data ainda será definida, para que estas mudanças organizacionais entrem em vigor a partir do próximo dia 1 de fevereiro.
“Não obstante, os senhores engenheiro António Mota e Dr. Gonçalo Moura Martins continuarão fortemente comprometidos com o desenvolvimento e acompanhamento do grupo, doravante numa maior vertente de supervisão e estratégia, como vice-presidentes do conselho de administração, participando ativamente nos seus grandes desígnios”, lê-se na nota publicada pela CMVM, assinada pelo representante da Mota-Engil para as relações com o mercado, Luís Silva.
“Desde logo dando o seu contributo ao cumprimento do Plano Estratégico Building 26, cujo primeiro ano de aplicação tem sido um sucesso e que deixa antever um muito promissor futuro”, detalha a Mota-Engil.