[weglot_switcher]

Mota-Engil próxima de ganhar megacontrato em Moçambique

Informação foi avançada pelo site da Rádio Moçambique e respeita à construção de uma linha ferroviária e de um porto de águas profundas.
  • Mario Proenca/Bloomberg
13 Março 2017, 15h45

A Mota-Engil está próxima de ganhar mais um megacontrato em África, desta feita, em Moçambique.

Segundo o site da Radio Moçambique, a construtora portuguesa está perto de fechar uma adjudicação relativa a um projeto de 2,3 mil milhões de dólares (cerca de 2,15 mil milhões de euros) para construir um linha ferroviária entre Moatize e Sopinho.

Este projeto inclui também a construção de porto de águas profundas em Macuse.

O site da Rádio Moçambique avançou com esta informação depois de do presidente da Codiza, empresa responsável pelo desenvolvimento do corredor do Zambeze, Abdul Carimo, ter concedido uma entrevista à referida rádio.

A possibilidade de a Mota-Engil ganhar este contrato em Moçambique é considerada “muito positiva” pelos analistas do Haitong Bank.

No entanto, o ‘research’ hoje divulgado pelo Haitong Bank explica que “precisamos de saber se este projeto é financiado a 100% e, se a Mota-Engil, o ganhar, se vai trabalhar sozinha ou se será em consórcio”.

“Pelo que descobrimos, os concorrentes iniciais a este projeto eram dois grupos, um chinês e outro turco, cuja identidade não foi revelada, assim como uma empresa brasileira e outra sul-coreana. O projeto tem estado em cima da mesa desde há alguns anos e, aparentemente, a recuperação dos preços do carvão, fizeram reviver o interesse em concretizá-lo”, conclui o referido ‘research’ do Haitong Bank.

Recorde-se que no início de fevereiro, a Mota-Engil anunciou ao mercado ter ganho um megacontrato de cerca de mil milhões de euros na Tanzânia, para um projeto ferroviário, em consórcio com o o grupo turco Yapi.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.