[weglot_switcher]

Mota-Engil vende concessões hospitalares em Portugal por 21 milhões de euros

O grupo alienou as participações de 50% na HL – Sociedade Gestora do Edifício, S.A. que detém a concessão para a gestão do edifício do Hospital de Loures, e de 40% no capital da HAÇOR – Concessionária do Edifício do Hospital da Ilha Terceira, S.A., que detém a concessão para a gestão do edifício do Hospital da Ilha Terceira.
  • Mota-Engil
23 Setembro 2020, 12h45

A Mota-Engil anunciou hoje, dia 23 de setembro, a venda das concessões hospitalares detidas em Portugal, por um valor de 21 milhões de euros, sendo a Horizon Equity Partners o comprador.

“O Grupo Mota-Engil informa que chegou a acordo com a Horizon Equity Partners, S.A. para a transação das participações que detém em duas concessões hospitalares em Portugal. Assim, e no seguimento da conclusão das negociações, o grupo alienou as participações de 50% na HL – Sociedade Gestora do Edifício, S.A. que detém a concessão para a gestão do edifício do Hospital de Loures, e de 40% no capital da HAÇOR – Concessionária do Edifício do Hospital da Ilha Terceira, S.A., que detém a concessão para a gestão do edifício do Hospital da Ilha Terceira, ambas em regime de conceção, construção, financiamento, operação e manutenção por um período de 30 anos (até 2039)”, explica um comunicado do grupo construtor.

De acordo com essa nota, “a operação global totaliza o montante de ‘equity value’ de 21 milhões de euros e a plena concretização da transação fica dependente da aprovação do concedente e entidades financiadoras, não oposição da AdC [Autoridade da Concorrência], assim como o não exercício do direito de preferência pelos restantes acionistas, de acordo com o habitual em operações similares”.

“Para a Mota-Engil, esta operação insere-se na prossecução da estratégia financeira de rotação de ativos concessionais maduros, desenvolvida desde há vários anos, visando a geração de valor, a otimização da sua
estrutura de capital e no reforço da sua capacidade de investimento contínuo em Portugal, um dos
mercados ‘core’ e de maior investimento realizado pelo Grupo Mota-Engil nos últimos anos”, conclui o referido comunicado do grupo liderado por António Mota e Gonçalo Moura Martins.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.