[weglot_switcher]

Mourinho chega a acordo com Justiça espanhola e paga dois milhões de euros por ocultar rendimentos em ‘offshore’

O treinador do Manchester United assume a culpa de ter ocultado do fisco espanhol os valores obtidos, através da sociedade Koper Services, Lda, registada nas Ilhas Virgens Britânicas.
4 Setembro 2018, 15h52

O treinador do Manchester United, José Mourinho, acordou com a Justiça espanhola um ano de prisão com pena suspensa e uma multa de dois milhões de euros, na sequência da fraude fiscal em 3,3 milhões de euros detetada pelo Fisco espanhol, noticia o “El Mundo” esta terça-feira.

Com este acordo entre o português e o ministério público espanhol, é arquivado o processo que envolve dois crimes fiscais, relativos a rendimentos obtidos entre 2011 e 2012 em direitos de imagem.

José Mourinho assumiu ainda ter ocultado do fisco os valores obtidos, através da sociedade Koper Services, Lda, registada nas Ilhas Virgens Britânicas. O acordo entre a Justiça espanhola e Mourinho estipula ainda uma coima diária de 250 euros por cada dia de pena suspensa.

A pena de prisão suspensa de um ano refere-se a seis meses de condenação por cada ano fiscal. Já a multa traduz-se em 966.922,56 euros em 2011 e 1.015.879,83 euros por 2012, o que totaliza dois milhões de euros, aproximadamente, segundo o “El Mundo”.

O fisco espanhol começou a investigar José Mourinho em 2014, quando as autoridades espanholas suspeitavam que Mourinho ocultara rendimentos através da sociedade neozelandesa Kaitaia Trust, filial da Koper Services.

Para evitar a prisão e o decorrer de um processo judicial, Mourinho acordou com o fisco, então, pagar 4,4 milhões de euros. O treinador recorreu e optou por pagar uma multa de 4,4 milhões de euros por via administrativa para evitar uma pena de prisão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.