[weglot_switcher]

MPLA parte na frente para as eleições, mas poderá perder a maioria absoluta

Analistas dizem que estas serão as eleições mais disputadas e que existe o risco de protestos na rua, a seguir às eleições, dado que o processo eleitoral tem sido tema de campanha.
19 Agosto 2022, 13h00

As quintas eleições gerais em Angola realizam-se quarta-feira, 24 de agosto, com os analistas a apontarem para uma nova vitória do MPLA, apesar de uma subida do principal partido da oposição, a UNITA, persistindo a dúvida em saber se o partido que detém o poder desde a independência, em 1975, será capaz de manter a maioria absoluta, e o que acontecerá no momento seguinte, quando o processo eleitoral tem sido contestado e um tema da campanha eleitoral.

Atualmente, o MPLA tem 150 dos 220 deputados da Assembleia Nacional, seguindo-se a UNITA, com 51 eleitos; a coligação CASA-CE tem 16, o PRS dois mandatos e a FNLA apenas um. As sondagens que têm sido divulgadas, consideradas como carecendo de isenção e credibilidade, não ajudam a perceber tendências. A maioria das consideradas aponta para uma vitória do MPLA e para a reeleição de João Lourenço.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.