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MSC regista na Zona Franca da Madeira maior navio de sempre com bandeira portuguesa

Segundo os responsáveis da Zona Franca da Madeira, a MSC, o segundo maior armador do mundo, espera registar no MAR mais três navios de dimensões semelhantes às do porta-contentores MSC Virgo.
23 Junho 2020, 14h11

A MSC, segundo maior armador do mundo, registou o porta-contentores MSC Virgo na Zona Franca da Madeira, passando este a ser o maio navio de sempre a operar com bandeira portuguesa.

“A Mediterranean Shipping Company (MSC) registou o seu mais recente porta-contentores no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), estando, desde junho, já a navegar sob bandeira portuguesa”, revela um comunicado da Zona Franca da Madeira.

De acordo com esse documento, o MSC Virgo, tem um comprimento total de 366 metros e 51 metros de largura. O navio foi construído em 2020, nos estaleiros da Hyundai na Coreia do Sul, e pelas suas dimensões
tornou-se o maior navio alguma vez registado sob bandeira portuguesa.

“A sua capacidade de transporte é de 15.000 TEU [medida padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento] e tem 153.100 GT [‘gross tonnage’] de tonelagem de arqueação bruta”, adianta o referido comunicado.

Segundo os responsáveis da Zona Franca da Madeira, “a MSC, o segundo maior armador do mundo, espera registar no MAR mais três navios de dimensões semelhantes, mantendo-se como um dos armadores internacionais com mais
embarcações registadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), com mais de 50 navios”.

“Numa altura em que é fundamental criar condições para atrair investimento e dinamizar a economia nacional e regional, o registo deste navio é mais um sinal de que o CINM, desta feita através do Registo Internacional de Navios, um dos seus três setores, pode contribuir para a retoma económica do país e da região”, refere Paulo Prada, CEO da SDM – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira.

Os responsáveis da Zona Franca da Madeira salientam que “o MAR assinalou, no exercício de 2019, um crescimento de cerca de 10% em termos de navios registados, com 680 embarcações, fazendo deste registo internacional português um dos maiores a nível europeu, quer em termos de tonelagem de arqueação bruta quer em termos do número de navios”.

“O registo de mais uma embarcação desta natureza no MAR, em particular uma nova construção, bem como a expetativa de mais três registos semelhantes ainda este ano pode ser visto como um incentivo importante para o sector do transporte marítimo e da economia azul em Portugal”, acrescentou Paulo Prada.

Segundo os responsáveis da Zona Franca da Madeira, “Portugal tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais relevante, ativo e de influência em matéria de transporte marítimo na União Europeia e junto das organizações
internacionais do sector, como são os casos da Organização Marítima Internacional (IMO) e a European Maritime Safety Agency (EMSA), com sede precisamente em Lisboa”.

“A qualidade e o respeito pelas convenções internacionais e leis nacionais faz do MAR um dos registos europeus de maior qualidade, quer em termos da idade dos navios, da qualidade das companhias registadas e procedimentos de controlo e inspeção, explicando assim porque a bandeira portuguesa se posiciona nas ‘listas brancas’ elaboradas pelas entidades internacionais responsáveis pelo setor”, avança o mesmo documento, acrescetnado que “o MAR tem desempenhado ainda um papel fundamental no processo de ‘reflagging’ de bandeiras não-europeias, indo ao encontro ao incentivo da UE para que os armadores europeus operem sob bandeiras dos Estados-Membros, tendo em vista o reforço da competitividade deste setor europeu no mundo”.

Os responsáveis da Zona Franca da Madeira, assinalam ainda que, “no sentido de manter o crescimento sustentável do MAR e estes contributos concretos para a economia regional e nacional, a SDM, em articulação com o Governo Regional e com a Associação de Armadores (EISAP), tem procurado promover alterações que tornem este
registo ainda mais competitivo, designadamente no foro legislativo, para poder dispor de condições idênticas a muitos dos seus concorrentes”.

“Entre outras medidas, seria fundamental que o projeto de lei, que está atualmente em discussão na Assembleia da República sobre a lei das hipotecas no MAR, seja aprovado no prazo mais curto possível”, defendem ainda os responsáveis da Zona Franca da Madeira.

A MSC, empresa global dedicada aos setores de transporte marítimo e logística, está presente em 155 países.

Fundada em 1970 e com sede em Genebra, na Suíça, desde 1978, a MSC é dirigida pela família Aponte.

Afirmando-se como líder mundial no transporte marítimo de contentores, possui uma frota de 520 navios e mais de 70.000 funcionários, espalhados por uma rede de 493 escritórios.

A MSC tem escalas em 500 portos, em 200 rotas de comércio, carregando cerca de 21 milhões de TEU, “através de uma frota moderna e equipada com as mais recentes tecnologias sustentáveis”.

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