MTF Labs Aveiro: terceira edição promove a inovação e a inclusividade

A decorrer entre 11 e 15 de outubro, no Teatro Aveirense, a iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Aveiro destina-se a todos aqueles que demonstrem afinidade com música, criatividade e artes, uma mente aberta e ambição em resolver desafios sociais.

Estão abertas até 11 de setembro as inscrições para a 3.ª edição do MTF Labs Aveiro, um evento de prototipagem de inovação que reúne um grupo cuidadosamente selecionado de especialistas. A edição de 2022 será dedicada à transformação das formas de vida, que respondam ao Pacto Ecológico através de soluções sustentáveis, inclusivas e belas, correspondendo ao desafio central lançado pela “New European Bauhaus”.

A decorrer entre 11 e 15 de outubro, no Teatro Aveirense, a iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, destina-se a todos aqueles que demonstrem afinidade com música, criatividade e artes, uma mente aberta e ambição em resolver desafios sociais. Trata-se de um evento inclusivo que pretende combinar uma diversidade de ocupações profissionais e de origens culturais, sociais e educacionais diversas, para garantir uma maior riqueza artística e criativa.

Com assinatura Aveiro Tech City, o #MTFLabs Aveiro 2022, que decorre durante cinco dias, arranca com palestras inspiradoras de convidados internacionais e vanguardistas, nas suas respetivas áreas de atuação, seguindo-se a realização do laboratório onde os participantes reúnem ideias e ferramentas de diferentes conceitos, criando novos projetos, abordagens estéticas e colaborações. Os resultados deste processo criativo são apresentados ao público no dia 15 de outubro.

Durante o #MTFLabs, os especialistas convidados trabalham em estreita colaboração com os participantes, favorecendo uma rápida transferência de conhecimento e permitindo assim uma rápida curva de aprendizagem. Nesta abordagem, as tecnologias cedidas pelos parceiros e patrocinadores do Music Tech Fest (MTF) são usadas nas inovações híbridas, potenciando a criação de nichos de mercado inteiramente novos.

O MTF Labs Aveiro apresenta-se, assim, como peça importante no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027, tendo por objetivo apoiar o desenvolvimento da indústria criativa, potenciando a ligação e projetos de cocriação com a economia local, promovendo em simultâneo a atração e retenção de talento.

MTF: uma comunidade à escala global

O MTF é uma comunidade global que conta com mais de 7 mil inovadores de um vasto espectro de disciplinas e competências. Entre académicos, especialistas setoriais, cientistas, artistas profissionais, produtores, executivos e comunicadores, entre outras profissões, os participantes daquela comunidade emergem de área tão diversas quanto a medicina, agricultura, indústria automóvel, aviação, design de produto, ciências sociais, robótica e IA, composição e performance musical, gestão artística, microcomputação, artesanato, neurociência, ecologia e economia, utilizando a música como uma espécie de “cola social” que os une.

A participação no MTF Labs Aveiro é limitada a 20 participantes, que serão selecionados até dia 30 de setembro. A candidatura pode ser efetuada aqui.

 

Recomendadas

Exposição no Museu da Marinha celebra a amizade entre Alberto I do Mónaco e Dom Carlos I

No âmbito das comemorações do centenário do desaparecimento do Príncipe Alberto I do Mónaco, o Museu de Marinha de Lisboa irá acolher uma exposição organizada pelo Comité Albert Ier – 2022. Estará patente ao público a partir de dia 15. A inauguração, na véspera, conta com a presença do atual Príncipe do Mónaco, Alberto II.

“Trair e Coçar é só começar” vai ter dois ensaios solidários

O público português tem a oportunidade de assistir aos últimos ensaios antes da grande estreia e apoiar, assim, duas associações de solidariedade.

PremiumPara saudar o regresso de um majestoso Jaen

Serve este texto para saudar a aposta de um produtor do Dão, a Caminhos Cruzados, integrada há cerca de dois anos no grupo da Quinta da Pacheca (no Douro), na comercialização de um monovarietal de uma das castas mais singulares que se produzem em Portugal: a Jaen (Mencia, em Espanha). Há quem diga que em relação à Jaen, ou se ama ou se detesta.
Comentários