[weglot_switcher]

Mulheres no Governo. Portugal é dos países da UE com maior representatividade

Na tabela dos países com mais mulheres no Parlamento, Portugal aparece em quinto lugar. Já relativo ao número de mulheres no Executivo, Portugal ocupa a nona posição.
8 Março 2019, 10h40

Portugal está entre os países da UE com mais deputadas no Parlamento e mais mulheres no Governo, de acordo com dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Ainda que o número de deputados se mantenha superior ao número deputadas nos vários parlamentos dos Estados-membros da União Europeia, desde 2003 que a fatia de mulheres a ocupar estes cargos tem vindo a aumentar. No ano passado, as mulheres na política detinham 30% dos lugares nos parlamentos nacionais da UE em 2018, um acréscimo significativo em comparação com os 21% registados em 2003. Contudo, os dados sugerem também que atualmente nenhum Estado-membro tem mais deputadas do que deputados.

No pódio dos países europeus aparecem a Suécia com 47% dos assentos parlamentos ocupados por mulhere), a Finlândia (42%), a Bélgica e a Espanha, que partilham o terceiro lugar com 40%. O Eurostat realça também que um “número significativo” de assentos são ocupados por deputadas na Áustria (37%), na Dinamarca e em Portugal (36%) e em Itália (35%).

Relativamente aos membros do Governo, Portugal está entre os países que tem uma distribuição mais equilibrada com 36,1% dos cargos governamentais a serem assumidos por mulheres. “Em 2018, a maior percentagem de membros do Governo mulheres foi registada em Espanha e na Suécia (52%), seguidos de França (49%), Holanda (42%) e Dinamarca (41%)”, explica o Eurostat no relatório. Nesse mesmo quadro, Portugal aparece na nona posição com menos de 40% de representatividade.

“Em 2018, a maior percentagem de membros do Governo mulheres foi registada em Espanha e na Suécia (52%), seguidos de França (49%), Holanda (42%) e Dinamarca (41%)”, explica o Eurostat.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.