PremiumMultas da Concorrência chegam a recorde de 395 milhões este ano

A coima mais pesada foi a última a ser emitida pelo regulador, no valor de 304 milhões de euros, para oito empresas do retalho.

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou multas que atingiram os 395 milhões de euros ao longo de 2020, um ano que se tornou recordista em termos de valor das coimas por violação das regras concorrenciais entre empresas. A mais pesada foi a última a ser emitida, na passada segunda-feira: 304 milhões de euros que recaíram sobre o sector do retalho.

A decisão condenatória envolveu as seis cadeias de supermercado Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Lidl, Cooplecnorte (responsável pelo E.Leclerc) e as duas fornecedoras de bebidas Sociedade Central de Cervejas e Primedrinks por concertação, de forma indireta, dos preços de venda ao consumidor, que foram subindo de forma gradual e progressiva neste mercado ao longo de mais de nove anos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

EDP Renováveis vende Companhia Paranaense de Energia por 350 milhões de euros

A venda foi feita por um Enterprise Value (inclui dívida) estimado de 1,80 mil milhões de reais a 31 de dezembro de 2021 (o que equivale a 0,35 mil milhões de euros à taxa cambial de 5,16 euros/um real), e que será ajustado à data de conclusão.

Sindicatos desconvocam greve no Metro de Lisboa marcada para quarta-feira

No entanto, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações entregou um novo pré-aviso de paralisação para 25 de outubro.

Talent Protocol compra empresa canadiana ligada à blockchain

A escolha recaiu sobre a Agora Labs, fundada por um grupo de quatro adolescentes. Matthew Espinoza (agora com 20 anos) e Freeman Zhang (de 19 anos) juntam-se à equipa da startup portuguesa dos ‘tokens’ para profissionais talentosos.
Comentários