Mundial do Qatar: FIFA abre processo disciplinar contra o Equador

A seleção equatoriana alcançou um lugar de apuramento para o Qatar mas corre sérios riscos de ficar de fora da competição, caso a utilização do jogador Byron Castillo se prove irregular.

O Equador arrisca seriamente ser afastado do Mundial do Qatar por irregularidades nas suas convocatórias. Depois de uma queixa da Federação do Chile sobre a utilização supostamente indevida de um jogador, a FIFA anunciou esta quarta-feira, em comunicado, a abertura de um processo disciplinar para avaliar a situação.

Em causa está a participação do atleta Byron Castillo, pela seleção equatoriana, em oito dos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo. Uma situação que gerou polémica depois de a Federação Chilena de Futebol ter feito uma queixa onde alega a falsificação da documentação que atribui ao atleta a nacionalidade equatoriana. De acordo com a denúncia, entregue na semana passada, existe um sem número de “provas de que o jogador nasceu na Colômbia”.

No mesmo comunicado, a Organização que rege o futebol mundial informou que “a FEF [Federação do Equador] e a Federação do Perú foram convidadas a apresentarem as suas perspetivas à Comissão Disciplinar da FIFA”. Acrescenta-se que mais informações serão divulgadas quando forem conhecidas.

A seleção equatoriana apurou-se para o Mundial na quarta posição da fase de apuramento das seleções sul-americanas, atrás do Brasil, Argentina e Uruguai. Em 5º lugar, que dá acesso a um play-off de apuramento, ficou o Perú, que poderá ascender à 4ª posição caso o Equador seja afastado.

O Mundial do Qatar vai-se jogar entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano.

 

Relacionadas

Campeonato do Mundo do Qatar vai ser jogado em oito estádios. Conheça todos os palcos

Designs inovadores, projetos de sustentabilidade e solidariedade no pós-Mundial. A competição vai ser recebida em oito estádios diferentes e a seleção portuguesa vai jogar em pelo menos três destes.
Recomendadas

Portugal perde com Coreia do Sul e Paulo Bento está nos ‘oitavos’ do Mundial2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que se qualificou para os ‘oitavos’, eliminando Uruguai e Gana.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

“A Arte da Guerra”. “O Qatar acabou por ser vítima da sua própria ambição”

Poderão os protestos relativos ao Qatar ser uma alavanca no sentido da mudança da estrutura da sociedade do país? O primeiro mundial jogado no Médio Oriente colocou todas contradições deste pequeno país debaixo do foco internacional. Veja a análise de Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários