PremiumMundo está a assistir a uma nova corrida nuclear, diz o SIPRI

A guerra na Ucrânia está a motivar uma nova corrida ao armamento nuclear. Mas, mesmo que não tivesse eclodido, a China quer fazer parte de um clube restrito onde só estão os EUA e a Rússia.

O mais recente estudo do prestigiado Instituto Internacional de Estocolmo de Pesquisa da Paz (SIPRI) alerta para que a moderação em relação ao aumento de arsenais nucleares, induzida pelo fim da Guerra Fria, está a acabar, e que a guerra na Ucrânia está a inverter essa tendência.

“Os nove Estados com armas nucleares – Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte – continuam a modernizar os seus arsenais nucleares e, embora o número total de armas nucleares tenha diminuído ligeiramente entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, o seu número provavelmente aumentará na próxima década”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumGrenke já apoiou mais de mil empresas na Madeira

O senior sales manager da Grenke diz que a Madeira tem “grande potencialidade” nas áreas da economia do mar ou a indústria.

Premium“Estamos a fazer tudo para a Bielorrússia não ser esquecida”, diz líder da oposição na Bielorrússia

Sviatlana Tsikhanouskaya, a ativista de 39 anos que substituiu o marido, Sergei Tikhanovsky, preso a 29 de maio de 2020, como candidata da oposição às presidenciais de 2020, continua empenhada na missão que abraçou em nome da oposição bielorrussa e de todos os bielorrussos que anseiam por um país democrático. Está ciente que “todos os países estão a viver momentos difíceis, não só a Ucrânia e a Bielorrússia”. E sublinha que se trata de “um enorme desafio para toda a Europa”. Mas desistir não é uma opção.

PremiumEmpreendedores aceleram inovação nas grandes empresas

Portugal tem um enquadramento propício ao empreendedorismo, que é aproveitado pelas corporações para acelerarem os seus processos de inovação. Projeto da Galp com a Sensei para o retalho é um exemplo deste tipo de parceria.
Comentários