[weglot_switcher]

Município de VRSA aumenta património, reduz dívidas a fornecedores e diminui passivo

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, diz que os resultados obtidos mostram a “solidez das contas municipais, ao cumprir um dos principais objetivos deste executivo, que era regularizar e normalizar a situação económico-financeira da autarquia”.
22 Abril 2017, 15h39

O município de Vila Real de Santo António apresentou, esta sexta-feira, dia 21 de abril, os resultados da consolidação de contas 2016, os quais se revelam positivos na quase totalidade dos indicadores.

Em comparação com o período homólogo de 2015, o município aumentou o seu património em mais de 17 milhões de euros, um aumento de 124 milhões de euros para 142 milhões. No que respeita às dívidas a fornecedores, a Câmara reduziu o seu passivo em cerca de 8 milhões de euros.

Em resultados líquidos, registou-se uma diminuição positiva de 4 milhões de euros, no caso da Câmara Municipal, destacando-se também um contributo significativo da empresa municipal VRSA – Sociedade de Gestão Urbana, que passou de um resultado negativo de 1.958.680 euros no ano de 2015, para um resultado positivo de 376.190 euros em 2016.

A autarquia diminuiu em quase dois milhões de euros os gastos com Fornecimento de Bens e Serviços Externos. As reduções de custos e perdas diminuíram 3,5 milhões, em comparação a 2015. Em termos de perdas financeiras, a redução superou os 300 mil euros.

No balanço de 2016, destaca-se também o aumento de proveitos e ganhos que, face a 2015, totalizam um acréscimo de 456 mil euros, resultantes das vendas e prestações de serviço do município a outras entidades.

Estas medidas juntam-se ao Plano de Contenção Financeira da Câmara Municipal de VRSA, em vigor há mais de cinco anos, o qual já permitiu uma poupança superior a 15 milhões de euros, resultado da aplicação de uma centena de medidas transversais a todas as divisões e setores da atividade.

Em comunicado, Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, considera que os indicadores obtidos revelam a “solidez das contas municipais, ao cumprir um dos principais objetivos deste executivo, que era regularizar e normalizar a situação económico-financeira da autarquia”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.