[weglot_switcher]

Museu Bordalo Pinheiro lança Biblioteca Online em mês de aniversário

Agosto é mês de aniversário para o Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. E para assinalar 106 anos de vida, o Museu lançou um catálogo online, pois o futuro é digital e a obra de Bordalo quer-se, como diz a rima, “imortal”.
8 Agosto 2022, 16h40

Não será correto dizer que o Museu Bordalo Pinheiro nasceu por capricho, mas é acertado afirmar que foi por vontade de Ernesto Cruz Magalhães, que além do espólio que originou este extraordinário museu, em 1906, também deu início ao projeto da Biblioteca, aquele que agora aqui nos traz.

Mas recuemos uns dias, a 6 de agosto, para soprar 106 velas, tantas quantos os anos de vida desta instituição que continua, de pedra e cal, no nº 382 do Campo Grande, em Lisboa. Pretexto para o lançamento do catálogo online da sua Biblioteca, que assim disponibiliza cerca de 4.000 registos bibliográficos, entre monografias e periódicos, alguns deles com a cópia digital integral da obra.

No conjunto, o inventário das coleções e a catalogação das obras da biblioteca conta com mais de 17 mil registos realizados por diversos colaboradores ao longo da sua existência, abarcando anotações e comentários referentes à obra do artista e dedicatórias, incluindo os referentes ao Grupo de Amigos e Defensores do Museu, bem como o espólio de Julieta Ferrão, conservadora, artista e a primeira mulher a dirigir um museu em Portugal.

Sendo a obra de Rafael Bordalo Pinheiro uma ferramenta relevante para a compreensão e estudo de uma época, com este instrumento de pesquisa não só o Museu contribui para um melhor entendimento do contexto histórico e artístico da obra do artista – com destaque para o desenho humorístico, a caricatura e a cerâmica –, como dá mais um passo importante na divulgação da obra de Bordalo, após o lançamento da Coleção Online, em 2020, reunindo para cima de 13 mil objetos do seu acervo.

Consulte aqui a coleção e a biblioteca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.