[weglot_switcher]

Museu de História Natural reabre em 2021

O investimento atingiu um milhão de euros. está prevista uma segunda fase que deve passar pela revisão e adição do espólio museológico.
23 Dezembro 2020, 15h59

A Câmara Municipal do Funchal anunciou que as obras de remodelação do Museu de História Natural devem estar finalizadas em janeiro de 2021. A autarquia salientou que esta intervenção foi a mais substancial no museu no último século, e implicou o investimento de um milhão de euros.

O vereador Rúben Abreu, sublinhou que apesar das dificuldades “o trabalho continua e esta será uma das principais obras que a Autarquia vai concluir no próximo ano, com impactos quer em termos de promoção da vitalidade cultural da cidade, quer no que respeita à preservação do património edificado municipal, intervindo num símbolo municipal que não tinha obras substanciais há mais de 50 anos”.

Esta intervenção incidiu sobre o património edificado do Palácio de São Pedro. Rúben Abreu sublinhou que se tratou de um “edifício que requereu redobrada atenção no decurso desta intervenção, de modo a salvaguardar a sua fidelidade arquitetural. Não temos dúvidas de que esta intervenção será mais um exemplo de reabilitação do património histórico do Funchal, promovida pela autarquia”.

A obra, explica a autarquia, “incluiu a recuperação e restauro das zonas que ainda apresentavam capacidade estrutural e acabamentos originais, contemplando, nas restantes zonas, uma reestruturação dos espaços, de modo a dotar o edifício de novos compartimentos e acessos, que respondessem aos requisitos funcionais do museu e às necessidades de segurança, bem como à normal circulação de pessoas no edifício, incluindo de pessoas com mobilidade condicionada. Um dos ajustes importantes ao projeto foi, de resto, a instalação de um elevador, o que acabou por atrasar os prazos gerais previstos, mas foi considerado fundamental, numa perspetiva de longo-prazo”.

Obras terão segunda fase

O museu terá ainda um snack-bar e uma loja temática. Está prevista uma segunda fase que deverá passa pela revisão e adição do espólio museológico, aplicação de nova metodologia científica e por uma modernização de galerias, com especial atenção à vertente multimédia.

O vereador da autarquia disse que o investimento realizado no museu “vai cumprir todas as modernas exigências dos espaços de visita ao público, mas enaltecer igualmente aquela que é a identidade do Museu de História Natural do Funchal”, acrescentando que este é um projeto que “está em consonância com a revitalização urbana da Baixa da cidade, com a qual o Município do Funchal continua fortemente comprometido, perspetivando-o como um exemplo catalisador para a importância de continuar a reabilitar a História e a Cultura do Funchal nos próximos anos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.