David Crosby morreu ontem, quinta-feira, aos 81 anos. O músico terminou a sua carreia nos palcos no ano passado, mas afirmou que iria continuar a produzir música dentro do que era possível. “Tenho 80 anos, vou morrer muito brevemente. É assim mesmo. Por isso, estou a esforçar-me para produzir o máximo de música possível, desde que seja realmente boa”, afirmou Crosby.
O comunicado foi dado pela mulher do músico, Jan Dance, à Variety, afirmando que este não resistiu a um “longo período de doença”, mas a causa da morte ainda não foi avançada. “É com grande tristeza [que comunicamos] que o nosso querido David Crosby morreu. Ele estava rodeado de amor pela sua mulher e alma gémea Jan e o filho Django”, afirma Jan no comunicado.
David fundou duas bandas, The Birds, em 1964, uma banda de rock, e Crosby, Stills &Nash, em 1968, que mais tarde se tornou Crosby, Stills, Nask & Young em 1969, com a entrada do músico Neil Young. Esta última banda tocava folk rock e lançou quatro álbuns, tendo terminado a sua atividade em 2015.
Crosby é um membro do Hall of Fame do Rock and Roll.
Para além de cantor, Crosby também era uma voz ativa da comunidade nas redes sociais, tendo na passada quarta-feira feito uma publicação no Twitter a defender e a apoiar o trabalho da ativista Greta Thunberg.