[weglot_switcher]

Mytaxi já é Free Now e cria serviço ‘low cost’ em Portugal

A grande novidade para o mercado português é a criação da modalidade Lite, um serviço de táxi ‘low cost’ que estará disponível “dentro de duas semanas”, revelou o diretor geral da Free Now em Portugal, Pedro Pinto. Outra novidade é que nos próximos meses o serviço das trotinetes Hive, criado pela então mytaxi, integrará também a app Free Now.
  • Pedro Pinto, diretor geral da Free Now em Portugal
2 Julho 2019, 13h06

A partir desta terça-feira, a mytaxi passa a designar-se Free Now. A grande novidade para o mercado português é a criação da modalidade Lite, um serviço de táxi low cost que estará disponível “dentro de duas semanas”, revelou o diretor geral da Free Now em Portugal, Pedro Pinto na apresentação oficial da nova marca, esta terça-feira, em Lisboa.

A grande novidade da modalidade Lite é que o preço final da corrida de um táxi da Free Now será abrangido pela Tarifa C, o que representa um serviço 30% mais barato para o cliente. Trata-se de uma tarifa a contrato (C) em função de um acordo entre o motorista de táxi e uma empresa-cliente, estabelecido por um prazo nunca inferior a trinta dias. Os táxis que circulem ao abrigo da Tarifa C têm a letra C no taxímetro.

O serviço Lite funcionará em exclusividade com o taxímetro em Letra C, o que significa que o motorista em todos os serviços desta nova modalidade deverá acionar esta tarifa, ou seja, o taxímetro não estará a contar, sendo o preço contabilizada pela Free Now. Para além disso, e pela primeira vez no táxi, será possível tanto ao passageiro como ao motorista saber à partida o preço exato que irá ser cobrado pela viagem inteira.

App Free Now | Foto cedida

Pedro Pinto explicou também que a criação desta nova modalidade, abrangida pela tarifa C, tem para a Free Now “o objetivo de competir com os preços das plataformas TVDE, como a Uber”.

“É com grande expetativa e entusiasmo que encaramos esta nova fase e todas estas mudanças. Além de um novo nome e de uma nova imagem, conseguimos trazer para o mercado nacional este novo serviço que acreditamos que dará mais competitividade ao setor do táxi”, afirma Pedro Pinto, Diretor Geral da FREE NOW em Portugal.

Isto significa que a aplicação da antiga mytaxi, agora Free Now, passará a integrar a modalidade normal de chamada de táxi e um serviço low cost que se aproximará dos preços praticados pelas plataformas TVDE, que podem usar a tarifas dinâmicas. Este novo serviço funciona apenas com recurso a pagamento via app – com confirmação de pagamento no final por parte do cliente – e com a obrigatoriedade de colocar o destino final antes de solicitar a viagem.

O serviço Lite só não está operacional a partir desta terça-feira, porque a Free Now quer “recrutar” mais motoristas  que aceitem integrar a modalidade Lite da Free Now. “Atualmente, temos cem motoristas que aceitam trabalhar com a tarifa C, mas queremos mais”, disse o diretor geral da Free Now.

Pedro Pinto salientou que a marca está confiante de que no sucesso do serviço Lite. O diretor geral da Free Now Portugal crê numa boa apreciação do novo serviço tanto por profissionais, como pelos utilizadores, sendo “mais uma forma de mostrar o compromisso com o setor do táxi”.

Eckart Diepenhorst, presidente executivo da joint-venture, Free Now | Foto cedida

“O Lite será um claro exemplo da nossa missão na mobilidade, liberdade para todos, livre circulação, liberdade de escolha e de espírito”, enfatizou.

Outra novidade é que “para os próximos meses” a aplicação da Free New permitirá o escolher outro modo de transporte para deslocações, nomeadamente as trotinetes hive (empresa de micromobilidade criada pela mytaxi). A integração da hive na app da Free Now está dependente de questões tencológicas e deverá ocorrer nos mercados onde a Hive e a Free Now já se encontram disponíveis, como é o caso de Portugal, Polónia e Áustria. No futuro, a estratégia passa por implementar outras opções de mobilidade.

Além do nome, a Free Now traz consigo novas cores para a marca. O preto e amarelo da mytaxi é, agora, substituido pelo vermelho e azul da nova marca. Essa mudança na imagem ocorre a partir de hoje, progressivamente, através de uma atualização regular, disponível na Google Play Store e na iOS Appstore. Motoristas e passageiros não terão que reconfigurar as suas contas nem instalar uma nova aplicação.

A mytaxi já tinha anunciado no início de junho este processo de rebranding, passando a chamar-se Free Now. A nova designação foi hoje oficializada.

A empresa de mobilidade alemã explicou, na altura, que na origem da decisão está a joint-venture de mobilidade criada pela BMW e Daimler no início do ano. A joint-venture levou à criação do grupo Free Now que passou a deter a mytaxi, em fevereiro, empresa que agora adota o nome do grupo.

A Free Now, por sua vez, pertence à empresa-mãe You Now, sendo que as outras empresas associadas a esse grupo são Share Now ( empresa de carsharing) Reach Now (empresa de mobilidade multimodal), Park Now e Charge Now.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.