[weglot_switcher]

Na primeira reunião de Lagarde, BCE mantém as taxas de juro inalteradas

O Banco Central Europeu manteve a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito inalteradas em 0%, 0,25% e −0,50%.
12 Dezembro 2019, 12h46

O Banco Central Europeu (BCE) manteve esta quinta-feira as taxas de juro inalteradas, não tendo avançado com novos anúncios sobre a política monetária para a zona euro, conforme as expetativas dos analistas.

“Na reunião de hoje, o Conselho do BCE decidiu que a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecerão inalteradas em 0,00%, 0,25% e −0,50%, respetivamente”, explica o banco central em comunicado, divulgado após a conclusão da reunião.

“O Conselho do BCE espera que as taxas de juro diretoras do BCE se mantenham nos níveis atuais ou em níveis inferiores até observar que as perspetivas de inflação estão a convergir de forma robusta no sentido de um nível suficientemente próximo, mas abaixo, de 2% no seu horizonte de projeção e que essa convergência se tenha refletido consistentemente na dinâmica da inflação subjacente”, acrescenta.

Relativamente ao programa de compra de ativos, iniciado a 1 de novembro, a entidade presidida por Christine Lagarde mantém que “espera que estas aquisições decorram enquanto for necessário para reforçar o impacto acomodatício das taxas diretoras e que cessem pouco antes de começar a aumentar as taxas de juro diretoras do BCE”.

“O Conselho do BCE pretende continuar a reinvestir, na totalidade, os pagamentos de capital dos títulos vincendos adquiridos no âmbito do APP durante um período prolongado após a data em que comece a aumentar as taxas de juro diretoras do BCE e, em qualquer caso, enquanto for necessário para manter condições de liquidez favoráveis e um nível amplo de acomodação monetária”, conclui ainda.

As atenções estão agora centradas na conferência de imprensa de Christine Lagarde, às 13h30, a primeira após a reunião de decisão de política monetária enquanto presidente da instituição.

[Atualizado às 12h51]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.