[weglot_switcher]

Na Rússia dizem que Putin tem um cancro em fase terminal

A revelação foi feita por um oligarca próximo do Kremlin.
13 Maio 2022, 15h30

Da Rússia chegam notícias que Vladimir Putin tem um cancro em fase terminal. A especulação não é nova, e aumentou desde o início da invasão russa da Ucrânia.

Mas a revista “New Lines” revela que obteve uma gravação áudio feita por um oligarca próximo do Kremlin que diz que o presidente russo “está muito doente com um cancro no sangue”, revela hoje a “Sky News”.

A revista também cita um “relatório ultra-secreto” enviado do quartel-general da agência de segurança russa, o FSB, para todos os seus diretores regionais.

“O memorando dava instruções a todos os chefes regionais para não confiarem em rumores sobre a condição terminal do presidente”, disse Christo Grozev, investigador do site jornalístico russo Bellingcat.

“Os diretores tinham instruções para ignorar rumores sobre isto dentro das unidades regionais do FSB. Mas segundo uma fonte numa destas filiais, as instruções tiveram precisamente o efeito oposto, e a maioria dos diretores regionais do FSB ficaram a pensar que Putin sofre realmente de uma condição médica séria”, afirmou.

A revista também destaca outras pistas, olhando para o estado físico do presidente, incluindo a forma como anda.

Paralelamente, também revê as mudanças na sua aparência ao longo dos tempos, tendo engordado ultimamente, o que sugere que pode estar a tomar algum tipo de medicamento para uma eventual doença.

“Putin sempre foi um homem muito em forma, até um pouco magro. Mas nos últimos anos parece que encheu na cara e no pescoço”, afirmou Ashley Grossman, professor de endocrinologia na Universidade de Oxford, apontando que esta aparência pode dever-se ao uso de esteroides.

Estas alegações  sobre um estado de saúde frágil por parte do presidente russo não podem ser verificados,  e, como tal, pode ser do interesse de várias pessoas na Rússia de disseminar informação sobre um eventual estado de saúde fragilizado por parte de Putin, com o objetivo de o remover do poder, destaca a revista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.