[weglot_switcher]

NAFTA: Trump notifica Congresso para dar início formal à renegociação

Este é o primeiro passo formal do presidente norte-americano para dar cumprimento à sua promessa de reverter o comércio livre e apostar numa série de políticas protecionistas para fechar as fronteiras económicas do país.
  • Carlos Barria/REUTERS
18 Maio 2017, 17h06

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, notificou esta quinta-feira o Congresso norte-americano sobre a intenção de renegociar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), com o Canadá e o México. Este é o primeiro passo formal de Donald Trump para dar cumprimento à sua promessa de reverter o comércio livre e apostar numa série de políticas protecionistas para fechar as fronteiras económicas do país, a fim de “voltar a tornar a América Grande”.

“A liderança do presidente em comércio reverterá permanentemente a perigosa trajetória do comércio americano”, afirmou o representante do comércio da Administração Trump, Robert Lighthizer, aos jornalistas. “Apesar de a nossa economia e as nossas empresas mudarem consideravelmente, a NAFTA não muda. A maioria da legislação sobre a NAFTA está desatualizada e não reflete os padrões mais recentes dos acordos comerciais dos Estados Unidos”.

Durante a campanha presidencial, Donald Trump defendeu que o NAFTA era o responsável por milhões de desempregados em todo o país e o motivo pelo qual o setor da manufatura perdeu relevância nos últimos anos, referindo-se ao acordo com mais de 23 anos entre os Estados Unidos e os vizinhos, o Canadá e o México, como um “autêntico desastre”.

“Setores como a indústria, ficaram para trás, especialmente em relação ao México”, reitera Robert Lighthizer. “Quando perdemos instalações industriais, perdemos milhares de empregos bem remunerados ligados ao setor e com impacto direto na classe média norte-americana”.

Robert Lighthizer compromete-se a divulgar dentro de 30 dias os objetivos gerais da Administração Trump antes de dar o início oficial às renegociações formais do acordo comercial, o que pode vir a acontecer já no dia 16 de agosto. A expectativa é que a revisão do NAFTA esteja concluída até ao final do ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.