Namorada secreta de Putin à beira de integrar lista de sanções da UE

Além de Kabaeva, estão em cima da mesa os nomes do chefe da Igreja Ortodoxa e também da família do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

A namorada secreta de Vladimir Putin, que durante vários anos foi conhecida como sua amante, pode vir a juntar-se à nova lista de sanções da União Europeia, segundo o “The Guardian”. O nome de Alina Kabaeva, antiga ginasta olímpica, deve juntar-se assim ao Patriarca Cirilo de Moscovo e chefe da Igreja Ortodoxa.

Os dois novos nomes surgem em versões preliminares vistos por duas fontes, sendo que as sanções às duas pessoas próximas de Kremlin ainda não são certas. Kabaeva é mãe de quatro dos filhos de Putin e Cirilo é um aliado do Kremlin que deu a sua bênção para o início da invasão da Ucrânia.

Com a entrada destes dois nomes na lista, aos quais se devem juntar outros dez, a entrada em países da União Europeia fica automaticamente bloqueada e os seus bens são congelados. No entanto, a entrada de Kabaeva e Cirilo na lista de sanções ainda tem de ser aprovada pelos 27 estados-membros da União Europeia, não passando agora de uma recomendação.

Até à data, a União Europeia apenas decidiu colocar as duas filhas conhecidas do presidente russo na lista das sanções. Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova foram dos primeiros nomes a integrar as sanções dada a sua proximidade com vários países europeus e a potencial existência de passaportes do espaço europeu.

Alina Kabaeva tem sido apontada como uma pessoa próxima de Vladimir Putin que se encontra na Suíça, que renegou ao estatuto de território neutro para condenar as intenções russas na Ucrânia.

Depois de a família de Sergei Lavrov ter sido implicada nas últimas sanções, estima-se que a família do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, seja a próxima, uma vez que o secretário já se encontra incluído na lista. Tatiana Navka deve juntar-se à lista devido ao matrimónio mas também por causa das suas propriedades na Crimeia, região ucraniana anexada pela Rússia em 2014, enquanto o filho Nikolay Peskov é suspeito de usar o dinheiro do pai para vários negócios e a filha Elizaveta Peskova adquiriu várias “posições lucrativas e vive uma vida luxuosa devido às conexões do seu pai”.

Relacionadas

Alina Kabaeva. Quem é a amante de Putin e mãe de quatro dos seus filhos?

De acordo com a “Fortune”, a ex-ginasta estará escondida numa villa de luxo na Suíça, juntamente com os seus filhos. Para já, Kabaeva foi a única pessoa próxima de Putin que conseguiu fugir às sanções do Ocidente.

Putin. De espião a invasor, quem é o homem forte do Kremlin?

O presidente russo tem estado no centro das atenções depois de invadir a Ucrânia, que se seguiu à Geórgia e à Crimeia. O atleta com uma infância difícil que se tornou espião do KGB viu a sua lealdade soviética a ser recompensada com mais de duas décadas no poder. É, desde o início, uma figura controversa – tanto na Rússia como no resto do mundo.
Recomendadas

Ucrânia: Macron e Scholz pedem a Putin libertação de 2.500 militares de Azovstal

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, pediram este sábado ao presidente russo Vladimir Putin para libertar 2.500 combatentes ucranianos que estavam na fábrica de aço Azovstal, em Mariupol, e foram feitos prisioneiros pelos russos.

Europa devia olhar para África para reduzir dependência do gás russo

“A Europa na minha opinião devia olhar para áfrica. A África tem imenso gás”, disse o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento.

Rússia testa míssil hipersónico que Putin considera “invencível”

O míssil Zircon foi disparado da fragata Almirante Gorshkov no Mar de Barents contra um alvo nas águas árticas do Mar Branco, segundo informações avançadas pelo Ministério da Defesa russo num comunicado citado pela agência de notícias France Presse (AFP).
Comentários