[weglot_switcher]

“Não abusem da sorte”: China avisa Índia que está determinada a defender território

China e Índia, ambas potências nucleares, partilham uma fronteira com 3.500 quilómetros de extensão. O governo chinês já alertou a Índia para não subestimar a sua determinação em salvaguardar o que considera território seu.
24 Julho 2017, 12h49

O clima de tensão entre a China e a índia tem vindo a aumentar, desde que o governo chinês começou a construção de uma estrada no terreno partilhado entre os dois países. Uma fronteira com 3.500 quilómetros de extensão, nos Himalais,  muito contestada.

Desde então, Nova Deli enviou tropas para o outro lado da fronteira, o que Pequim não considerou o mais correto exigindo assim a retirada da força militar indiana, seguido de um alerta do reforço das tropas chinesas.

“É mais fácil fazer tremer uma montanha do que fazer tremer o Exército de Libertação Popular”, afirmou o ministro chinês da Defesa, Wu Qian usando o nome oficial do exército chinês.

Para a Índia ambos devem retirar as tropas do local, mas a China deixa bem claro que a situação pode vir a piorar caso estes “abusem da sorte”.

“Aqui está um lembrete para a índia: não abusem da sorte e não se agarrem a fantasias”, disse.

Até à data, os dois lados têm optado por se conter, mas a retórica optada por Pequim e Nova Deli suscita preocupações, de que poderá vir a ocorrer um conflito.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.