“Não há nenhuma decisão sobre a terceira dose de vacina”, garante Gouveia e Melo (com áudio)

“Não há nenhuma decisão sobre a terceira dose de vacina, é um assunto que a DGS está a tratar. Não há sequer certeza científica da sua necessidade”, frisou o coordenador da task force. 

Mário Cruz/Lusa

O coordenador da Task Force, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo disse, esta terça-feira, que ainda não foi tomada nenhuma decisão relativamente à administração da terceira dose.

“Não há nenhuma decisão sobre a terceira dose de vacina, é um assunto que a DGS está a tratar. Não há sequer certeza científica da sua necessidade”, frisou o representante da task force.

“Uma coisa é dar mais uma dose a quem é imunodeprimido ou quem está a fazer um tratamento especifico e que tem as suas defesas mais baixas, mas são casos muito pontuais. Não é uma terceira dose generalizada”, sublinhou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, destacando a importância de atingir um nível de vacinação em que 85% dos portugueses esteja vacinado.

Relativamente aos centros de vacinação que alguns municípios estão a pensar fechar, o vice-almirante Gouveia e Melo frisou que “neste momento ainda temos muita gente para vacinar”. O coordenador da Task Force acredita que estes centros de vacinação “hão de estar connosco até ao fim da corrida”.

Em entrevista à “RTP”, alter Fonseca, da Comissão Técnica de Vacinação da Covid-19 já tinha admitido que a DGS estudava “intensamente” a hipótese da terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Quanto à vacinação para maiores de 12 anos, o coordenador da task force explicou que “nós abrimos a casa aberta para facilitar aos pais e às famílias”. “o universo são cerca de 380 mil jovens, portanto nós vacinamos quase 50% no período de férias”, revelou.

O vice-almirante destacou ainda a “elevada vontade” dos pais de que os filhos se vacinem e ainda que está é uma “oportunidade a todos os jovens de começar o ano letivo com menos preocupações”. ” Já não é só uma questão de saúde, é uma questão de liberdade”, considerou.

Relacionadas

Covid-19. Número de infeções diminui em Israel devido a terceiras doses da vacina

Nos últimos 10 dias, o número de infetados tem vindo a diminuir entre a faixa etária com mais de 60 anos, o primeiro grupo de pessoas a receber a terceira dose em Israel.
Recomendadas

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.

PremiumConferência do Jornal Económico debateu os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Assista na quinta-feira à JE Talks: Guia do Investimento Imobiliário (com áudio)

Esta semana as JE Talks olham para as tendências de crescimento e perspetivas que se irão sentir no mercado de investimento imobiliário, um tema que segue na sexta-feira para as bancas com a edição impressa do Jornal Económico. Assista a esta conversa em direto no próximo dia 22 de setembro, às 15h00.
Comentários