Não há nenhuma razão para que o futuro só aconteça em Silicon Valley

Weekend: A equipa da Instinct deixa-lhe sugestões de entrevistas, livros, filmes, séries, podcasts e artigos que o vão ajudar a entender, refletir e inspirar sobre o futuro para inovar com impacto.

Capa_Livro_Zero_to_One_Weekend_960_600

Por: Catarina Nunes | Business Design & Strategy Director na INSTINCT.

No livro de De Zero a Um, Peter Thiel apresenta a ideia de que criar algo novo é um ato único e singular. O resultado do processo de criação é sempre “algo fresco e estranho”, que leva o mundo de 0 a 1. Em contradição, fazer aquilo que já sabemos ou copiar um modelo já existente leva o mundo de 1 para n: apenas acrescentamos mais daquilo que já se conhece e sujeitamo-nos a falhar.

Em analogia com uma das mais célebres frases de Tolstoi: “Todas as famílias felizes são iguais, cada família infeliz é infeliz à sua maneira”, o autor constata que no mundo dos negócios passa-se exatamente o oposto. Paradoxalmente, todas as empresas felizes são felizes à sua maneira, pois cada uma conquista um monopólio dando resposta a um problema único. Já todas as empresas que falham são idênticas, não conseguem distanciar-se da concorrência.

Este livro nasceu de um curso sobre startups que Peter Thiel lecionou em Stanford em 2012 e fala de como criar empresas que fazem coisas novas. Trata-se de um resumo de tudo aquilo que aprendeu como co-fundador da PayPal e da Palantir e, posteriormente, como investidor em centenas de startups, incluindo a Facebook e a SpaceX.

O seu grande objetivo, durante o curso em Stanford, era ajudar os alunos a verem para além do caminho “normal” das suas áreas académicas, e perspetivarem um futuro mais abrangente que só eles poderiam criar.

Em resumo, Peter Thiel pretende inspirar os seus leitores “a encontrar formas singulares de criar coisas novas para construir um futuro não só diferente, mas melhor”.

O objetivo é irmos de 0 (zero concorrência) a 1 (número um no mercado).

Artigo original publicado em SuperToast by INSTINCT.
Também disponível em Newsletter e Podcast.

Recomendadas

Grandes nomes da fotografia norte-americana do séc. XX na Casa dos Cubos

A coleção “Farm Security Administration” é um dos mais extraordinários arquivos fotográficos da História e está agora em exposição no Centro de Estudos de Fotografia – Casa dos Cubos, em Tomar, até dia 19 de março.

Balena cria materiais biodegradáveis para a moda

A Balena criou um termoplástico biodegradável e compostável que pode ser integrado nos processos de fabrico de vestuário existentes.

Celebrar 20 anos de KINO, a mostra de cinema de expressão alemã

De 2 a 8 de fevereiro, o Goethe-Institut Portugal traz a Lisboa o melhor cinema da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo. Mas não só. Fazendo jus ao mote deste ano, “Novos Começos”, o cinema de expressão alemã vai estender-se a outras três cidades: Lagos, Coimbra e Porto.
Comentários