[weglot_switcher]

“Não sou jogador de futebol nem estrela de cinema”. As primeiras palavras do novo CEO da TAP

À chegada à sede da companhia aérea, Luís Rodrigues deixou a garantia que não haverá interferência política na gestão da TAP. Numa possível alusão à CPI, o novo CEO destaca que a gestão desta empresa “não é um programa de televisão”.
  • Luís Rodrigues | Eduardo Resendes
14 Abril 2023, 12h01

Luís Rodrigues, novo CEO da TAP, assumiu funções esta sexta-feira e nas primeiras declarações aos jornalistas referiu que está preparado para reunir com os sindicatos, que está empenhado em resolver todos os problemas afetos à companhia aérea e que não haverá interferência política na gestão da empresa.

https://jornaleconomico.pt/noticias/reestruturacao-privatizacao-paz-social-e-lucros-este-e-o-plano-de-voo-do-novo-ceo-da-tap-1017642

Ouvido pela SIC Notícias sobre este último ponto, Luís Rodrigues revelou uma conversa curiosa com alguém do Governo que não especificou quando questionado se tinha falado com alguém do Executivo: “Se falei com alguém do Governo? Só me disseram: Começas a trabalhar dia 14. Faz-te à vida”, referiu o gestor com algum humor.

Num registo mais sério, e a propósito de eventuais interferências na gestão da empresa, Luís Rodrigues realçou que está preparado para fazer a gestão da companhia e que o Governo “fará o que tiver que fazer”. Para este gestor, e até pelas notícias de eventual interferência política na forma como os destinos da TAP têm sido conduzidos, “as duas coisas são separadas” e “é isso que os estatutos determinam”.

Fazendo uma possível alusão à Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da empresa, o antigo administrador da SATA realçou ainda que a gestão da TAP “não é um programa de televisão” e que a companhia aérea “tem de resolver os problemas dos seus passageiros e dos seus trabalhadores”. Luís Rodrigues destacou que é alguém está na empresa para ajudar”.

Sobre o diálogo com os sindicatos, Luís Rodrigues confessou que ainda se vai inteirar dos dossiers mas garantiu que irá falar com toda a gente “e com os sindicatos em particular”, deixando uma garantia: “Estamos todos do mesmo lado e queremos todos o mesmo”.

Luís Rodrigues chega numa altura sensível para a companhia aérea tendo em conta os vários dossiers em que a TAP está envolvida, algo que originou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da empresa. No entanto, o novo CEO tem, de acordo com o Executivo, o perfil para ser o rosto da ‘mudança de página’ e manter a TAP no caminho dos lucros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.