[weglot_switcher]

“Não vai faltar água nas torneiras”, mas é preciso mudar comportamentos, avisa presidente da AdP

O presidente da Águas de Portugal entende que é preciso penalizar quem desperdiça este recurso e beneficiar quem o poupa. Ainda assim, considera que, pelo menos, este ano não vai faltar água na torneira.
3 Junho 2023, 21h01

O presidente da Águas de Portugal (AdP) prevê que não vai faltar águas nas torneiras em Portugal este ano, mas avisa que é preciso alterar comportamentos. Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, José Furtado defende uma intervenção ao nível do preço para penalizar quem desperdiça água.

“Podemos afirmar, com a informação disponível, que não vai faltar água na torneira este ano. Este é um compromisso assumido pela AdP”, sublinha o responsável, que assegura que a empresa que lidera está preparada para avançar com medidas excecionais, sempre que for necessário encaminhar água para zonas mais carenciadas.

Já no que diz respeito à necessária mudança de comportamentos, José Furtado entende que as medidas dirigidas ao preço são “as que doem mais”, mas também as mais consequentes e considera que deve existir uma discriminação positiva para quem poupa ou para quem não tem condições económicas.

Em entrevista, revela mesmo que a publicação do Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais está iminente e já contempla a questão do preço como um dos meios para levar à redução dos consumos. Indica aind que a AdP voltou a ter lucros em 2022 (100 milhões de euros), tendo aumentado em 50% o investimento efetuado para os 240 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.