[weglot_switcher]

Nápoles acaba com “jejum” de 33 anos. Plantel do novo campeão italiano valorizou quase 40% esta época

Não há campeão sem valorização. O Nápoles conquistou esta quinta-feira o terceiro título da Serie A da sua história, algo que não acontecia desde a liderança de Maradona. O mítico emblema do sul de Itália era apenas o quarto plantel mais valioso no início da época mas a evolução foi notória.
  • 5 – Mário Rui (135 jogos)
5 Maio 2023, 10h50

O Nápoles empatou esta quinta-feira frente à Udinese e tudo o que precisava para se sagrar já campeão de Itália era de um ponto. A cidade italiana, que venera Diego Maradona em cada esquina, vestiu-se de azul para celebrar algo que não conseguia conquistar desde o tempo em que o pequeno grande astro argentino capitaneava o emblema mais emblemático da cidade do sul de Itália.

Trinta e três anos depois, o Nápoles voltou a sagrar-se campeão italiano, algo que só atingiu por três vezes (1986/87, 1989/90 e esta temporada) apesar de contar no seu museu com uma vasta exposição de troféus que vai desde a taça de campeão da Serie B italiana (da longínqua época de 1949/50) à Taça UEFA conquistada em 1988/89.

Apesar de ser uma das maiores equipas de Itália, os analistas estavam longe de perspetivar uma época tão arrebatadora do mítico emblema do sul de Itália agora liderado pelo técnico Luciano Spalleti: 80 pontos conquistados e 25 vitórias em 33 partidas disputadas.

No entanto, se olharmos para os números do site “Transfermarkt”, percebemos que os números explicam o sucesso do Nápoles esta temporada. No início da temporada, o plantel do Nápoles era o quarto mais valioso de Itália com uma valorização de 454,5 milhões de euros atrás de AC Milan, Juventus e Inter de Milão (o “carrasco” de FC Porto e SL Benfica na Liga dos Campeões começou a época com um valor de mercado de 610,5 milhões de euros).

A poucas semanas de terminar a época, é possível perceber que o Nápoles foi o plantel que mais valorizou na Serie A no grupo de equipas candidata ao título e a lutar pelo apuramento para uma competição europeia. O novo campeão italiano passou de 454,5 milhões de euros para 629 milhões de euros (valorizou 38,4%, ou seja, 174,45 milhões de euros) e é agora a equipa transalpina mais valiosa. Atual plantel conta com um português que se sagra agora campeão italiano: Mário Rui, defesa-esquerdo de 31 anos formado no Sporting CP e no SL Benfica, está avaliado em oito milhões de euros e fez todo o percurso profissional no futebol italiano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.