[weglot_switcher]

NASA apresenta plano para evitar potencial Armageddon

O vídeo foi apresentado pela agência espacial norte-americana na passada sexta-feira e é mais um passo no programa de defesa planetária que pretende proteger a Terra de asteróides.
3 Julho 2017, 11h07

O projeto DART (Double Asteroid Redirection Test) faz parte de um esforço internacional no sentido de desenvolver um programa de defesa planetária para responder aos potenciais perigos de um asteróide atingir o nosso planeta.

Numa declaração publicada no site da NASA, Lindley Johnson, oficial da defesa planetária da NASA, afirma que “o DART é a primeira missão que tem por objetivo demonstrar a técnica ‘kinetic impactor’ – atingir um asteróide para que este mude de rota – e impedir possíveis impactos” com o planeta Terra.

O teste só terá lugar daqui a uns anos, com a primeira parte da missão a acontecer em 2020 (serão enviadas duas naves espaciais) e com a experiência propriamente dita em 2022.

Para além da NASA, fazem parte deste programa a ESA (Agência Europeia Espacial), o Observatoire de la Côte d´Azur e a Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.