[weglot_switcher]

NASA revela como vai ser a casa dos astronautas em Marte

Investigadores da NASA encontraram o abrigo ideal para os astronautas poderem trabalhar e descansar no planeta vermelho.
4 Janeiro 2017, 13h23

Assim que a tribulação aterrar na superfície de Marte, os astronautas vão ter de passar meses num refúgio protegido para poderem lidar com as temperaturas extremas, num planeta cuja atmosfera não oferece qualquer tipo de proteção para a radiação elevada. Face a isso, a agência espacial norte-americana NASA parece ter encontrado a solução para o problema com um material improvável: gelo.

“Depois de um dia dedicado a identificar necessidades, objetivos e limitações, avaliamos muitas ideias até chegar à casa de gelo como a melhor solução”, conta o engenheiro aeroespacial Kevin Vipavetz.

O “Mars Ice Dome” (cúpula de gelo para Marte) é uma espécie de tenda resistente ao pouco propício clima do planeta vermelho, que com uma estrutura de gelo leve e fácil de ser montada por robôs, será preparada antes da aterragem dos astronautas.

 

casa-astronautas_nasa

 

O imponente escudo gelado será preenchido pelos robôs com água extraída do subsolo de Marte, que pode depois ser convertida em combustível para veículos marcianos. O processo tem uma duração estimada de 400 dias.

Tendo em conta que a água é composta por dois átomos de hidrogénio, é um excelente material para proteger a intensa radiação cósmica, e vai permitir a passagem de luz, contribuindo para que o relógio biológico dos astronautas não seja alterado.

“Todos os materiais selecionados para a construção desta estrutura são translúcidos para que os astronautas tenham a sensação de estar em casa e não numa caverna”, assegura a agência espacial norte-americana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.