Roupa e brinquedos são os presentes que estão no topo da lista dos consumidores portugueses este Natal, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Observador Cetelem. Mobiliário e bricolagem continuam a ser os presentes com menos intenções de compra.
À semelhança do que se tem verificado em anos precedentes, o vestuário (58%) e os brinquedos (49%) continuam a ser os presentes mais oferecidos durante a época natalícia. No entanto, este ano há uma surpresa: contrariamente ao ano passado, a fechar o pódio das intenções de oferta estão os produtos culturais (36%), que este ano ultrapassam os perfumes e relógios (34%).
Seguem-se os vouchers de oferta (20%), os artigos de desporto (16%), os cabazes (8%), os telemóveis/smartphones (7%) e o equipamento informático (6%). A nível geral, 80% dos inquiridos planeiam oferecer presentes de alguma destas categorias, o que representa uma ligeira subida em relação ao ano anterior (78%).
Apenas 15% dos consumidores refere a intenção de oferecer este Natal viagens, eletrodomésticos, mobiliário ou bricolagem, que continuam a figurar entre os presentes que menos adesão têm durante a época natalícia.
O estudo sobre as intenções de consumo de Natal revela ainda que os centros comerciais são os locais de eleição pelos consumidores para a realização das compras de Natal (78%), seguindo-se as lojas de comércio tradicional (36%) e os super e hipermercados (33%). Apenas 1% dos inquiridos realizam as compras de Natal online.
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