[weglot_switcher]

NATO aumenta número de tropas “em prontidão” de 40 mil para 300 mil

Na cimeira de Madrid, a NATO também vai alterar a postura que mantém sobre a Rússia que, na última publicação da estratégia da aliança, em 2010, ainda era descrita como “parceiro estratégico”.
27 Junho 2022, 14h23

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, afirmou esta segunda-feira, 27 de junho, que a organização reforçou o número de tropas que mantém “em prontidão” de 40 mil para 300 mil. Adicionalmente, Stoltenberg confirmou a postura da NATO face à Rússia, que desde 2010 era considerada como “parceiro estratégico”, avança a “Reuters”.

“Vamos transformar a força de resposta da NATO e aumentar o número das nossas forças em prontidão para bem mais de 300 mil”, revelou o antigo primeiro-ministro norueguês.

Na cimeira de Madrid, que vai decorrer no final desta semana, a NATO também vai alterar a postura que mantém sobre a Rússia que, na última publicação da estratégia da aliança, em 2010, ainda era descrita como “parceiro estratégico”.

“Esse não será o caso do conceito estratégico que vamos acordar em Madrid. Espero que os aliados afirmem claramente que a Rússia representa uma ameaça direta à nossa segurança, aos nossos valores e à ordem internacional baseada em regras”, disse Stoltenberg.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.