NATO: Secretário-geral garante ter sido “avisado previamente” do ataque dos EUA à Síria

Jens Stolenberg sublinha que “o regime sírio tem total responsabilidade por este desenvolvimento”, pois tem “consistentemente condenado o contínuo uso de armas químicas pela Síria” em violação com os acordos internacionais”.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stolenberg, confirma ter sido “avisado previamente” do ataque perpetrado esta sexta-feira pelos Estados Unidos à base militar síria de Shayrat. Jens Stolenberg lembra que o uso de armas químicas é “uma ameaça à paz internacional e à segurança” e que “não pode ser ignorado”.

Em comunicado, o secretário-geral da NATO escreve que “no seguimento dos ataques químicos horrendos desta semana em Khan Cheikhun, que mataram dezenas de pessoas, incluindo muitas crianças, os Estados Unidos lançaram um ataque contra a base de Shayrat, na Síria” e que tal foi “comunicado previamente à organização”.

O secretário-geral da NATO sublinha que “o regime sírio tem total responsabilidade por este desenvolvimento”, tendo em conta que “a Síria tem consistentemente condenado o contínuo uso de armas químicas pela Síria, numa clara violação das normas e acordos internacionais”.

O alegado ataque químico contra os civis levado a cabo pelas forças de Bashar al-Assad na terça-feira terá feito pelo menos 86 mortos, incluíndo 27 crianças e fez mais de 500 feridos. Tudo indica que as forças sírias terão usado gás sarin, um potente agente neurotóxico, estritamente proibido pela Convenção sobre Armas Químicas.

“Qualquer uso de armas químicas é inaceitável e não pode ser ignorado”, reitera Jens Stolenberg. “Trata-se de uma ameaça à paz internacional e à segurança”.

Relacionadas

Primeira ordem de guerra de Trump: EUA atacam base aérea na Síria

Apesar das conversações na ONU sobre a guerra civil na Síria, os EUA atuaram de forma unilateral e justificaram o ataque com a necessidade de travar o uso de armas químicas mortais. Putin já condenou a operação e diz que vai causar danos graves à relação entre Moscovo e Washington.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Putin e a perigosíssima cartada nuclear. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

A cartada nuclear do presidente da Rússia parece ter colocado o conflito a leste num outro patamar. Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vê testada pela enésima vez a sua capacidade resiliência. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.

Britânicos têm mais confiança na União Europeia que em Westminster

Segundo uma sondagem, os britânicos sentem que o bloco dos 27 é mais estável que aquilo que emana do seu próprio Parlamento. A mesma sondagem indica que a confiança na comunicação social dificilmente podia ser pior.
Comentários