A plataforma NAU quer dar a conhecer a história de espaços e monumentos icónicos dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. E, para isso, lançou um curso aberto a toda a gente que queira mergulhar e aprender sobre “Património Arquitetónico e Arte Urbana”. As inscrições são gratuitas podem ser feitas aqui até dia 23 de março.
Esta iniciativa é desenvolvida pela Área Metropolitana de Lisboa e tem por meta visitar alguns dos mais icónicos monumentos da região e, paralelamente, propõe-se lançar um olhar contemporâneo sobre a arte urbana, cuja afirmação neste território é cada vez maior.
A plataforma NAU é um projeto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online à distância para grandes audiências, dinamizado pela Unidade da Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os conteúdos são gratuitos e lecionados maioritariamente em português, disponibilizados em parceria com entidades de relevo dos setores público, ensino superior e privado através do site da NAU.
Esta plataforma foi lançada em 2019 e tem por objetivo incentivar a requalificação, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal dos portugueses, contribuindo também para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento.
A NAU conta atualmente com mais de 190 mil utilizadores e mais de 420.000 inscrições nas cerca de 322 edições dos 172 cursos já disponibilizados, todos eles de acesso aberto e realizados em parceria com 45 entidades de referência nacional. Uma das ambições do projeto é vir a disponibilizar, no futuro, ferramentas, serviços e documentação para a plataforma, tais como ferramentas de avaliação online; certificados mais robustos em termos de cibersegurança; um chatbot de inteligência artificial; integração de ferramentas de colaboração via LTI (Learning Tools Interoperability) e de uma ferramenta anti plágio; entre outras.
O curso “Património Arquitetónico e Arte Urbana” tem uma duração total de cinco horas e pode ser feito ao ritmo do estudante. Não há pré-requisitos, está aberto à população em geral, e a todos os interessados que queiram conhecer um pouco melhor a enorme diversidade de património arquitetónico e artístico da área metropolitana de Lisboa.