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NAV abre concurso para recrutar até 24 controladores de tráfego aéreo

Em média, são precisos dois anos de formação para que um instruendo esteja preparado para entrar na operação de controlo de tráfego aéreo.
2 Outubro 2020, 17h32

A NAV Portugal abriu um concurso para recrutar até 24 controladores de tráfego aéreo (CTA), cujo prazo de candidaturas decorre desde ontem, dia 1 de outubro, até 2 de novembro próximo.

“Em média, são precisos dois anos de formação até o instruendo entrar na operação”, ressalva um comunicado da NAV.

De acordo com esse documento, “o procedimento visa escolher 24 pessoas para integrar o curso de formação inicial de CTA que arranca em 2021, formação essa assente em quatro etapas, a saber: curso de formação de base (quatro meses); de qualificação de aeródromo (três meses e meio); de qualificação convencional (dois meses e meio); e de qualificação de vigilância (cinco meses)”.

“Do grupo de 24 seleccionados, os que concluírem com sucesso a formação obterão uma licença de instruendo CTA, sendo de seguida colocados nos serviços de controlo de tráfego aéreo da NAV, de acordo com as necessidades da operação. Nessa fase, os então estagiários terão ainda de passar por uma formação exclusivamente dedicada às especificidades da operação no local onde foram colocados, etapa que tem uma duração média de seis meses”, explica o referido comunicado.

Os potenciais controladores de tráfego aéreo irão gerir as regiões sob jurisidição da NAV: Santa Maria, Ponta Delgada, Horta, Flores, Funchal, Porto Santo, Lisboa, Porto, Faro e Cascais.

Os responsáveis da NAV adiantam que, “passando esta última etapa, segue-se a assinatura do contrato profissional como CTA da NAV”.

“Assim, e entre o momento que iniciam o curso e o primeiro dia como CTA, decorrem normalmente dois anos. Com o envolvimento de mais de 60 formadores, e dada a duração da formação destes profissionais, a NAV calcula que cada curso de formação inicial CTA implique um investimento de 80 mil euros por instruendo”, sublinha a NAV.

Recorde-se que a NAV conta atualmente com 354 controladores de tráfego aéreo (agosto 2020), valor que compara com os 346 com que contava em janeiro de 2000, quando controlava cerca de metade do tráfego que controlou em 2019.

Mitos e requisitos sobre o controlo de tráfego aéreo
A administração da empresa pública NAV entende que, “apesar de existir a ideia pré-concebida que a NAV exige uma formação de engenharia ou similares, tal não é o caso”.

“De facto, em termos académicos a única exigência passa por deter 180 ECTS (Unidades de Crédito do Sistema Europeu de Transferência de Créditos) de uma mesma licenciatura, independentemente da área”, resume o comunicado da NAV, acrescentando que “o corrente processo de recrutamento integra-se no planeamento para 2020/2024, de acordo com o Plano Previsional de recursos humanos da empresa e às necessidades estimadas para
o controlo do tráfego nos 5,8 milhões de quilómetros quadrados de céu geridos pela NAV Portugal”.

Em relação aos requisitos para desempenhar o cargo de controlador de tráfego aéreo, a NAV explica que a idade se situa entre o mínimo de 18 anos no último dia de inscrição e o máximo de 27 anos até ao dia 31 de Dezembro de 2020. A formação académica tem de respeitar os referidos 180 ECTSobtidos num único curso de uma qualquer licenciatura do ensino superior europeu, enquanto que o campo das competências linguísticas, é obrigatório demonstrar domínio oral e escrito de português e inglês.

Idoneidade, condições psíquicas e aptidões técnicas necessárias para o exercício das funções de CTA), obtenção de um certificado médico classe 3, e um atestado de acuidade visual são os outros requisitos exigidos.Recorde-se que a NAV conta atualmente com 354 controladores de tráfego aéreo (agosto 2020), valor que compara com os 346 com que contava em janeiro de 2000, quando controlava cerca de metade do tráfego que controlou em 2019.

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