[weglot_switcher]

Navigator adjudica à Energest projeto e construção de nova caldeira a vapor a gás natural/hidrogénio em Setúbal

A construção da nova caldeira integra-se na estratégia de descarbonização da Navigator, prevista no Horizonte 2035. O objetivo é antecipar o prazo para se atingir a neutralidade carbónica, rumo a uma maior eficiência energética, e tornar a papeleira “mais verde”.
5 Julho 2022, 09h35

A The Navigator Company adjudicou à Energest – Engenharia e Sistemas de Energia o projeto, a construção e a colocação da nova Caldeira de Vapor a Gás Natural/Hidrogénio em Setúbal.

Este equipamento vai ser a caldeira de maior potência construída em Portugal, com engenharia exclusiva Energest, diz a empresa responsável pelo projeto.

O projeto vai permitir à Navigator reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) pela troca de combustíveis, aumentar a eficiência “através da utilização de Best Available Technologies” e elevar a eficiência na preparação e no transporte de combustível (GN por Pipe Line), diminuindo, assim, os riscos ambientais.

A construção da nova caldeira integra-se na estratégia de descarbonização da Navigator, prevista no Horizonte 2035. O objetivo é antecipar o prazo para se atingir a neutralidade carbónica, rumo a uma maior eficiência energética, e tornar a papeleira “mais verde”.

Este é um plano incluído num programa de projetos com o objetivo de substituição de Fuel por Gás Natural. Um programa que faz parte de um portfólio de projetos integrados na estratégia ambientalmente responsável da The Navigator Company.

“A caldeira do tipo Aquotubular, integralmente refrigerada, debitando 57 T/h de vapor sobreaquecido a 64 barg – 460 ºC – está neste momento posicionada, tal como a chaminé, esperando, agora, as suas respetivas ligações”, diz em comunicado a Energest.

“Esta é uma solução ‘Tailor Made’ à semelhança de todos os projetos da Energest que respeitam as especificidades da instalação, as condições do serviço e a sua respetiva aplicação. Uma flexibilidade que permite à Energest conceber equipamentos à medida das necessidades específicas de cada cliente e de cada projeto”, acrescenta a empresa de engenharia.

José Guedes, CEO e Fundador da Energest, diz na nota que este projeto “revela-se uma oportunidade para nós, enquanto Energest, de contribuirmos para o compromisso da The Navigator. Caminhar rumo à neutralidade carbónica”.

“Este é um excelente exemplo de um projeto da Energest que permite reduzir o nível de emissões de carbono, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta”, acrescenta a empresa em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.