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Navigator lança nova marca de produtos de ‘packaging’

O volume de negócios da empresa de pasta e papel aumentou 7% para 1,120 mil milhões de euros, com o aumento dos volumes de papel a compensar o nível mais baixo de preços. Em nome da sustentabilidade a Navigator vai lançar no dia 1, segunda-feira, uma linha de negócio de embalagens, a que chama “gKraft”.
28 Outubro 2021, 19h18

A Navigator apresentou resultados de 114,2 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que revela uma subida de 51,8% face ao período homólogo do ano anterior.

O volume de negócios da empresa de pasta e papel aumentou 7% para 1,120 mil milhões de euros, com o aumento dos volumes de papel a compensar o nível mais baixo de preços. A empresa realça, no entanto, a evidente recuperação de preços no período, embora a média do período ainda esteja ligeiramente abaixo do preço médio de 2020 (-0,5%).

Até setembro a Navigator atingiu um EBITDA de 246 milhões de euros e um EBITDA/vendas de 22% (que compara com 210 milhões e 20% de margem nos nove meses de 2020), “beneficiando da melhoria dos volumes de papel, melhoria de preços de Pasta e Tissue e contenção de custos de produção”.

O Grupo reportou “uma forte geração de Free Cash Flow de 183 milhões de euros, o que compara com um montante de 170 milhões no período homólogo.

Já os investimentos nos nove meses totalizaram os 52 milhões (abaixo dos 70 milhões em 2020), incluindo essencialmente investimentos de manutenção e ambientais.

A empresa liderada por António Redondo diz que se regista uma melhoria expressiva das condições de mercado de papel com aumento progressivo dos volumes.  O volume de vendas de papel totalizou 1.081 mil toneladas (+16%), de pasta 207 mil toneladas (-30%) e de tissue 77,8 mil toneladas (-2%).

As vendas de papel representaram cerca de 73% do total, as venda de pasta 10%, as de tissue 9% e as vendas de energia 8%, segundo o comunicado.

Na análise trimestral a Navigator revela que as vendas de papel  subiram 4% face ao segundo trimestre 2021 e 13% face ao trimestre homólogo. Entre janeiro e setembro, o volume de vendas de papel totalizou 1 081 mil toneladas, mais 16% do que em 2020. “Os volumes de vendas de pasta evoluíram de forma distinta, condicionados pela menor disponibilidade de pasta para mercado (-26% face ao trimestre anterior e -47% face ao trimestre homólogo) por via da maior integração em papel”.

“Os volumes de tissue aumentaram 4% em relação ao trimestre anterior, ficando 6% aquém do trimestre homólogo. De referir que, no terceiro trimestre de 2020, registámos um pico de procura provocado pela Covid-19 nos produtos do segmento At Home (AH), tendo sido um dos trimestres mais fortes registados no segmento de tissue“, refere a empresa.

A Navigator fala “num forte crescimento dos preços da pasta (com o índice de referência na Europa a subir 11% em dólares versus o 2º trimestre e +68% comparado com o terceiro trimestre de 2020); o índice de preços do papel na Europa registou uma variação positiva, tanto em comparação com o terceiro trimestre de 2020 (+2%), como face ao trimestre anterior (+3%), evidenciando um crescimento desde o início do ano de +7%”.

Os resultados líquidos do terceiro trimestre de 2021 (junho a setembro) foram de 47 milhões e comparam com 41 milhões obtidos no trimestre anterior (+15%) e com os 31 milhões obtidos no terceiro trimestre de 2020 (+51%).

“Em linha com o seu objetivo de criação de valor sustentável e de contribuir para a redução de utilização dos plásticos através da sua substituição por materiais sustentáveis, a Navigator deu mais um passo importante na sua estratégia de diversificação, entrando numa nova área de negócio e desenvolvendo um conjunto de produtos dirigidos ao segmento de packaging“, revelou a empresa.

Assim, no feriado de 1 de novembro, segunda-feira, será lançada a marca  de produtos de packaging “que consolidará esta estratégia de diversificação e aposta na sustentabilidade” e preservação do ambiente. Trata-se de uma nova linha de negócio de produtos de packaging, através da nova marca gKraft, com o objetivo de contribuir para acelerar a transição do uso do plástico para a utilização do papel.

“O lançamento da marca é oficializado na próxima segunda-feira, dia 1 de novembro, data em que entra em vigor a legislação portuguesa que proíbe os plásticos de utilização única”, diz a Navigator.

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