[weglot_switcher]

Navigator reduz horário de trabalho e garante fundo de pensões a todos os colaboradores

“Enquanto em Portugal o salário médio mensal é inferior a 1.000 euros, o salário médio pago pela Navigator é cerca de 2,5 vezes superior”, diz a Navigator sobre o aviso prévio de greve dos trabalhadores.
11 Novembro 2019, 18h34

Em resposta ao aviso prévio de greve dos trabalhadores da empresa, a Navigator diz que contratou 620 trabalhadores nos últimos quatro anos.

“No passado dia 5 de Novembro de 2019, a Comissão Executiva da The Navigator Company teve conhecimento do aviso prévio de greve dos trabalhadores da empresa que está agendada para os próximos dias 13 de Novembro de 2019, a partir das 00h00 até às 24h00 do dia 16 de Novembro de 2019”, relata a empresa de pasta e papel.

A empresa diz que uma vez “conhecidos os objetivos da greve constantes do referido aviso prévio, a Navigator não encontra justificação para esta greve tendo em conta que a empresa reduziu o horário de trabalho de 40 para 39 horas semanais em 2019 e para 38 horas semanais a partir de 2020, garantiu o fundo de pensões a todos os seus colaboradores e atribuiu, nos últimos 5 anos, prémios de performance que totalizaram mais de 80 milhões de euros”.

“Também importa referir que 58% dos colaboradores foram promovidos em termos de progressão de carreira nos últimos 4 anos”, explica a Navigator.

A papeleira da família Queiroz Pereira diz que ao longo deste ano “a empresa já distribuiu um prémio de desempenho no valor de 23 milhões de euros, o valor mais elevado na história da Empresa, aos cerca de 3.200 colaboradores. A empresa aumentou os seus custos anuais com os seus colaboradores num milhão de euros, realidade que se tem refletido em aumentos generalizados nos ordenados e subsídios”

A Navigator continua em comunicado a relatar os benefícios para os trabalhadores: “A atualização salarial sofreu aumentos entre 1,5% e 2%, sendo a este propósito de realçar que, enquanto em Portugal o salário médio mensal é inferior a 1.000 euros, o salário médio pago pela Navigator é cerca de 2,5 vezes superior”.

“Foram ainda atualizados o subsídio mensal de alimentação (7,85 euros), o subsídio de infantário até aos 12 meses (70 euros) e o subsídio mensal de apoio especial aos filhos dos trabalhadores portadores de deficiência (100 euros)”, refere a nota.

Além desta atualização salarial, a The Navigator Company aumentou, também, o subsídio anual de livros para os filhos de todos os trabalhadores, entre o 1º ciclo e o Ensino Superior, “cujos valores se situam agora entre os 95 euros e os 340 euros, incrementando, também, para 500 euros, o valor da Bolsa de Estudo anual atribuída aos filhos que melhor desempenho escolar obtenham”, lembra a empresa.

A este conjunto de regalias junta-se, ainda, “o aumento no número de feriados de laboração contínua (pagamento de 11 feriados à taxa horária de 240%, independente da realização ou não de trabalho), a redução do número de horas de trabalho, de 40 para 39 horas semanais e 39 horas para 38 horas em 2020, entre outros benefícios sociais concedidos a todos os colaboradores e que incluem seguro de vida, seguro de saúde e fundo de pensões”, realça a Navigator.

A empresa liderada por João Castelo Branco, que continua a procurar um CEO, diz que em 2018, a The Navigator Company comprou a fornecedores nacionais 1,2 mil milhões de euros, tendo suportado, em Portugal, um total de 102 milhões de euros em impostos.

“Nos últimos 5 anos, a empresa investiu mais de 500 milhões de euros em Portugal e aumentou o seu efectivo em 620 novos colaboradores”, diz.

A Navigator é a terceira maior exportadora portuguesa e representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional e 2,4% das exportações nacionais de bens.

No ano de 2018, a The Navigator Company registou um volume de negócios de cerca de 1,6 mil milhões euros, o que representa um incremento de 3,3% em relação a 2017. Com vendas de 1.248 milhões de euros, o segmento de papel representou 74% do volume de negócios, a energia 10% (173 milhões de euros), a pasta também cerca de 10% (167 milhões) e o negócio de tissue 5% (91 milhões de euros).

A Navigator é um produtor integrado de floresta, pasta e papel, tissue e energia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.