[weglot_switcher]

NBA: milhões e mais milhões de dólares juntam-se no mítico All Star Game

Na madrugada de domingo para segunda a NBA vira atenções para o mítico All Star Game. Em 2018, o formato do jogo muda, numa altura em que se sabe que, pela primeira vez, cada equipa da NBA vale mil milhões de dólares, pelo menos.
  • Ken Blaze-USA TODAY
18 Fevereiro 2018, 18h30

A NBA está a apresentar este fim de semana, em Los Angeles, o 67.º evento All Star, numa altura em que cada equipa da principal liga de basquetebol dos Estados Unidos é avaliada pela primeira vez em mil milhões de dólares, pelo menos, e num momento em que o All Star Game apresenta um novo formato, também com novos prémios monetários.

Uma equipa da NBA vale em média 1.65 mil milhões de dólares, de acordo com o último relatório anual da “Forbes” para a avaliação das equipas da NBA. Os New York Knicks e os Los Angeles Lakers continuam a ser as formações mais valiosas, com 3.600 milhões de dólares e 3.300 milhões respetivamente.

Em terceiro na tabela da Forbes, surge os Golden State Warriors, com uma avaliação de 3.100 milhões de dólares. A equipa de São Francisco é desde 2015 a grande sensação da NBA, com Stephen Curry a destacar-se, e até já conseguiu o maior patrocínio em equipamentos na história da NBA nos próximos anos e garantiu uma nova casa em 2019, o Chase Center. A Rakuten, que também patrocina o Barcelona de Messi, dá com 20 milhões de dólares anuais aos Warriors até 2020.

Os Chicago Bulls, em quarto, e os Boston Celtics, em quinto, fecham o Top5.

A lista da revista norte-americana revela ainda que todas as equipas da NBA terminaram a época anterior com lucro, exceto os Cleveland Cavaliers , de LeBron James, registando perdas de 6,2 milhões de dólares, após ter de pagar uma multa por ser uma das equipas mais caras da história da liga – as equipas da NBA tem de pagar uma coima por cada dólar acima do teto salarial imposto pela liga, é a chamada “taxa de luxo”.

Mais uma vez, Knicks, Lakers e Warriors destacam-se, pois são as únicas equipas com lucro operacional superior a 100 milhões de dólares.

No cômputo geral, as trinta equipas da NBA geraram 7.4 mil milhões de dólares em receita na última temporada, mais 25% do que o anunciado em 2017 – um recorde para a liga.

Outro fator a contribuir para a valorização das equipas da NBA é o preço que os investidores aceitam pagar pela compra de uma equipa. “Os acordos recentes para comprar os Brooklyn Nets e os Houston Rockets valorizaram essas equipas, aproximadamente, oito vezes mais do que os ganhos que tiveram durante a temporada”, lê-se no relatório da Forbes.

Nos últimos cinco anos a NBA tem visto a sua valorização crescer e, continuando esse ritmo, a liga chefiada por Adam Silver poderá vir a ultrapassar a NFL, enquanto liga desportiva norte-americana mais valiosa.

“O interesse do investidor na NBA é enorme atualmente”, segundo o editor chefe da Forbes , Kurt Badenhausen , “graças ao forte ambiente económico da liga, bem como às perspetivas de crescimento internacional, que são as melhores de qualquer liga desportiva dos EUA”.

LeBron vs Curry

E este domingo à noite – ou melhor, esta madrugada – os fãs da modalidade poderão ver mais uma vez o poder de entretenimento da NBA, no Staples Center, em Los Angeles, em mais uma edição do All Star Game, com inicio marcado pelas 01h00 (hora de Lisboa).

O desafio, que tradicionalmente oponha os melhores do Este aos melhores do Oeste desde 1951, chega à 67.ª edição do jogo das estrelas com um novo formato. Em 2018 são os dois nomes mais votados para capitão de equipa a escolherem os seus colegas e, por isso, o duelo Este vs Oeste deu lugar à equipa LeBron James vs equipa Stephen Curry. Os dois “monstros” da NBA foram os mais votados no draft All Star e são um reflexo de popularidade mundial de ambos e da rivalidade de Cleveland Cavaliers, de James, com os Golden State, de Curry. Um duelo que tem dominado a NBA nos últimos anos.´

A Team LeBron, de branco, e a Team Stephen, de preto, vão defrontar-se numa verdadeira mistura de egos que promete ser muito competitiva. Prova disso foi a decisão da NBA em melhorar os prémios dos basquetebolistas: os da equipa vencedora receberão 100 mil dólares cada um (o dobro do que recebeu a equipa vencedora em 2017); os derrotados levam para casa 25 mil.

A novidade parece ter agradado e isso refletiu-se no preço dos bilhetes. O ingresso mais barato custa 1.524 euros na revenda, três vezes mais do que em 2017. Talvez o palco também tenha tido influência na febre, pois Los Angeles só recebeu o evento três vezes nos últimos 35 anos.

Já após o draft, o maior contratempo foram as lesões, sobretudo para a equipa de LeBron James que ficou sem quatro das suas escolhas iniciais – DeMarcus Cousins, John Wall, Kevin Love e Kristaps Porzingis deram lugar a Paul George, Andre Drummond, Goran Dragic e Kemba Walker, respetivamente.

Eis as equipas (incluindo lesionados):

Team LeBron James:

Kevin Durant (Golden State Warriors)

Kyrie Irving (Boston Celtics)

Anthony Davis (New Orleans Pelicans)

Bradley Beal (Washington Wizards)

Russel Westbrook (Oklahoma City Thunder)

Victor Oladipo (Indiana Pacers)

LaMarcus Aldridge (San Antonio Spurs)

Goran Dragic (Miami Heat)

Andre Drummond (Detroit Pistons)

Paul George (Oklahoma City Thunder)

Kemba Walker (Charlotte Hornets)

Treinador: Dwane Casey (Toronto Raptors)

 

Team Stephen Curry:

Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)

DeMar DeRozan (Toronto Raptors)

Joel Embiid (Philadelphia 76ers)

James Harden (Houston Rockets)

Jimmy Butler (Minnesota Timberwolves)

Al Horford (Boston Celtics)

Klay Thompson (Golden State Warriors)

Draymond Green (Golden State Warriors)

Damian Lillard (Portland Trail Blazers)

Kyle Lowry (Toronto Raptors)

Karl-Anthony Towns (Min. Timberwolves)

Treinador: Mike D”Antoni (Houston Rockets)

Nota: Em Porutgal, o All Star Game pode ser visto no canal por cabo Sport TV 1, a partir das 01h00.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.