[weglot_switcher]

Neemias Queta ingressa nos Sacramento Kings. Franquia avaliada em 1,8 mil milhões de dólares tem milionário indiano como CEO

A cidade de Sacramento traz boas memórias a qualquer fã português de basquetebol, uma vez que a franquia (já extinta) da WNBA na mesma cidade, as Monarchs, contou com a participação de Ticha Penicheiro no único campeonato vencido da sua história (2005).
30 Julho 2021, 10h53

A madrugada desta sexta-feira foi histórica para o basquetebol português. Neemias Queta, poste luso de 2,13 metros, foi o 39º nono jogador a ser escolhido (o nono na segunda ronda) do ‘draft’ da NBA e, assim, torna-se no primeiro basquetebolista português a ser selecionado para jogar na NBA. Os Kings de Sacramento, avaliados em 1,8 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) são a equipa que o internacional português vai representar na próxima temporada.

A cidade de Sacramento traz boas memórias a qualquer fã português de basquetebol, uma vez que a franquia (já extinta) da WNBA na mesma cidade, as Monarchs, contou com a participação de Ticha Penicheiro no único campeonato vencido da sua história (2005). O português, apesar de ser o primeiro jogador masculino a ingressar na liga de basquetebol mais competitiva do mundo, chega a uma cidade com marca portuguesa.

Sacramento Kings – uma franquia em constante valorização

Em 2021, assinalam-se 10 anos desde o inicio da escalada de valor da franquia. A equipa da NBA, passou de uma valorização de 293 milhões de dólares (246 milhões de euros) em 2011 para 1,8 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) em 2021, segundo o portal “Statista”. Em 2013, a franquia foi adquirida pelo bilionário indiano Vivek Ranadive por 348 milhões de dólares (292,4 milhões de euros).

Desde a aquisição em 2013, Sacramento viu a sua franquia de basquetebol evoluir substancialmente de valor, em parte justificado com a globalização da NBA. A influência indiana é outro dos factores que tem contribuído, e muito, para a valorização da franquia que vê no segundo país mais populoso do mundo uma oportunidade para aumentar a sua visibilidade através de Vivek Ranadive que, progressivamente, tem vindo a trabalhar com a administração da NBA para promover a modalidade e a liga na Índia.

Vivek Ranadive: o bilionário da tecnologia que ajudou na internacionalização da NBA

Aos 63 anos, Ranadive é um dos empresários indianos mais bem sucedidos no estrangeiro. Fundador da Teknekron Software Systems (incubadora de empresas tecnológicas), TIBCO (empresa especializada em software) e, mais recentemente, do fundo de investimento Ranadivé founded Bow Capital, a fortuna acumulada do empresário facilitou que conjugasse a sua paixão pelo basquetebol com o mundo dos negócios.

Em 2010, aventurou-se pela primeira vez na NBA, através da aquisição dos Golden State Warriors, tornando-se no primeiro descendente indiano CEO de uma franquia desportiva nos Estados Unidos. Apercebendo-se que os Sacramento Kings proporcionariam uma melhor oportunidade para influenciar o mercado indiano e, perante a ameaça da mudança da franquia de Sacramento para Seattle, Ranadive apressou-se a vender a sua parte nos Golden State Warriors e adquiriu 65% dos Kings.

Desde então, os Kings não só foram progressivamente subindo de valor, como também se posicionam como uma das equipas em maior crescimento em termos de rendimento desportivo na NBA. Vivek Ranadive é visto como um verdadeiro visionário entre os empresário desportivos, com estratégias arriscadas mas com bons resultados, que transformaram a franquia da Califórnia de dispensável a entusiasmante em apenas oito anos. Apesar de não ser um dos CEO’s com mais ricos da NBA, tem uma fortuna avaliada em 700 milhões de dólares (587,9 milhões de euros) segundo a “Forbes”.

Plantel jovem quer acabar com a “seca” que dura há 69 anos

Atualmente, os Sacramento Kings não têm um plantel que seja visto com a capacidade de regressar a uma final da NBA e, consequentemente, igualar o feito de 1951 quando venceram o campeonato pela primeira e única vez. Ainda assim, com as últimas escolhas no draft e com as várias trocas que têm acontecido nos últimos anos, os Kings foram subindo de rendimento e, na temporada passada, já “ameaçaram” uma reentrada nos playoffs.

Neemias Queta ingressa numa equipa jovem que tem a sua maior estrela no base de 23 anos De’Aaron Fox, escolhido na quinta posição do draft de 2017 e que é considerado um dos jogadores mais rápidos e entusiasmantes da NBA. A este juntam-se os talentosos Marvin Bagley, Tyrese Haliburton, Buddy Hield, Hassan Whiteside e o ex-campeão da NBA pelos Golden State Warrior Harrison Barnes.

Apesar da concorrência, tudo indica que será uma boa equipa para o português mostrar o seu valor e, quem sabe, deixar a sua marca na cidade de Sacramento tal como fez Ticha Penicheiro. A caminhada de Neemias Queta tem inicio a 8 de agosto na Summer League – torneio de pré-época anual da NBA, com a temporada oficial agendada para arrancar a 19 de outubr.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.