Negociações para normalizar relações EUA-Cuba continuam dia 27 em Washington

Os Estados Unidos e Cuba realizam a 27 de fevereiro em Washington a segunda ronda de negociações para a normalização das relações entre os dois Governos, anunciou hoje o departamento de Estado norte-americano. “Posso confirmar que as reuniões terão lugar aqui, no departamento de Estado, a 27 de fevereiro”, declarou a porta-voz do ministério norte-americano […]

Os Estados Unidos e Cuba realizam a 27 de fevereiro em Washington a segunda ronda de negociações para a normalização das relações entre os dois Governos, anunciou hoje o departamento de Estado norte-americano.

“Posso confirmar que as reuniões terão lugar aqui, no departamento de Estado, a 27 de fevereiro”, declarou a porta-voz do ministério norte-americano dos Negócios Estrangeiros, Jennifer Psaki, na conferência de imprensa diária.

Os Presidentes norte-americano, Barack Obama, e cubano, Raul Castro, anunciaram a 17 de dezembro o início de uma reaproximação diplomática histórica, visando, em primeiro lugar, reabrir as respetivas embaixadas.

Os dois Governos mantiveram as primeiras negociações oficiais em Havana, a 21 e 22 de janeiro e combinaram voltar a reunir-se em breve.

Obama pediu, então, ao Congresso norte-americano para “começar a trabalhar para pôr fim ao embargo” comercial que Washington impõe a Cuba desde 1962.

A administração norte-americana reduziu nas últimas semanas algumas restrições do embargo.

OJE/Lusa

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.