[weglot_switcher]

“Nem Hitler usou armas químicas”: Casa Branca pede desculpa pela “referência insensível”

Em entrevista à CNN, Sean Spicer pediu desculpa a todos os que se sentiram ofendidos e admitiu que a comparação foi um “erro” e uma “referência insensível”.
12 Abril 2017, 16h09

O Porta-voz da Casa Branca disse em conferência de imprensa que “nem Hitler chegou ao nível de utilizar armas químicas”. Sean Spicer falava sobre o ataque químico que ocorreu na Síria na semana passada, e que fez mais de 80 mortos.

Sean Spicer admitiu que proferiu as palavras erradas, e que não estava de qualquer modo a tentar diminuir o Holocausto, mas apenas a tentar mostrar o “quão hediondos foram os atos de Assad contra o seu próprio povo”, acabando por pedir desculpa. “Peço desculpa por isso. Foi um erro.”

Spicer proferiu estas declarações polémicas na terça-feira, em conferência de imprensa. O porta-voz da Casa Branca comparou o líder nazi com o sírio Bashar al-Assad. “Não usámos armas químicas na Segunda Guerra Mundial. E tínhamos alguém tão desprezível como Hitler, que nem desceu ao nível de usar armas químicas”.

Quando um jornalista pediu para esclarecer as observações, Sean Spicer tentou remediar o que dissera e acrescentou que “ele [Hitler] não usou o gás da mesma maneira que Assad usou diretamente contra o seu próprio povo”, tentando diferenciar as intenções de Hitler e Assad.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.