“Nem Portugal fez algo semelhante”. Governo de Pedro Sánchez acusado de propaganda pelo media espanhóis

Aos elogios pela “absoluta discrição” com que estas vacinas chegaram a Espanha este sábado (não foi divulgada a hora e o local onde seriam rececionadas as primeiras vacinas a chegar ao país), seguiu-se a estupefação quando foram divulgadas as primeiras imagens dos carregamentos.

A chegada das primeiras vacinas a Espanha está a gerar uma onda de críticas que chegou à imprensa do país vizinho, tal como se pode ler este domingo no jornal espanhol “ABC”. Aos elogios pela “absoluta discrição” com que estas vacinas chegaram a Espanha este sábado (não foi divulgada a hora e o local onde seriam rececionadas as primeiras vacinas a chegar ao país), seguiu-se a estupefação quando foram divulgadas as primeiras imagens dos carregamentos.

Os media espanhóis publicaram a imagem captada no armazém da ID Logistics de Cabanillas del Campo (Guadalajara), onde se etiquetou aquilo que o “ABC” retratou como uma “compra negociada durante meses pela União Europeia” com o rótulo “Governo de Espanha”. “Nem França, nem a Alemanha, nem Portugal, ou qualquer outro país da UE, fez algo semelhante com os respetivos carregamentos”, considera o “ABC”.

A previsão das autoridades de saúde espanholas aponta para que nas próximas 12 semanas seja concluída a imunização de 2,29 milhões de pessoas contra a Covid-19, sendo que o processo continuará ao longo de alguns meses para o resto da população em cerca de 13 mil pontos de vacinação disponíveis em Espanha, onde se contabilizam 1.854.951 casos de infeção confirmados desde o início da pandemia.

Este sábado, a Direção-Geral de Saúde Pública de Madrid confirmou que existem quatro casos confirmados de infeção com a nova variante britânica do coronavírus, de quatro cidadãos que viajaram do Reino Unido para Espanha. Há ainda outros três casos suspeitos nos quais o genoma do vírus está a ser sequenciado.

Relacionadas

Mulher de 96 anos foi a primeira pessoa a receber a vacina em Espanha

O país vizinho iniciou a vacinação contra a Covid-19 por volta das 8h00 (hora de Lisboa). A Araceli Hidalgo seguiu-se a jovem enfermeira Mónica Tapias.

Covid-19: Campanha de vacinação na União Europeia arranca este domingo

Aprovada em 21 de dezembro pela Agência Europeia do Medicamente (EMA) e pela Comissão Europeia, a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech começou a ser distribuída ao mesmo tempo pelos 27 Estados-membros – um compromisso de Bruxelas para assegurar um tratamento igual para todos -, embora nem todos comecem a administrá-la hoje.

Covid-19: Espanha confirma quatro casos da variante britânica do novo coronavírus

Nova variante do vírus foi detetada em quatro pessoas que viajaram do Reino Unido para Espanha. Segundo as autoridades de saúde espanholas, há ainda outros três casos suspeitos.
Recomendadas

OE2023: Conselho de Ministros extraordinário discute documento na terça-feira

O Governo discute em Conselho de Ministros extraordinário na terça-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2023, numa reunião que marca o começo do processo de aprovação do documento, que é entregue ao parlamento na segunda-feira.

Desafios tecnológicos, burocracia, renováveis e perda de água em debate

A transição energética em Portugal e na Europa esteve em debate na conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Transição energética não pode ser feita sem as pessoas

Empresas do sector energético destacam a importância das pessoas nos seus projetos. A transição não pode ser feita sem o envolvimento das populações locais e sem a conversão de postos de trabalho.
Comentários