Nepal. Buscas suspensas até segunda-feira após resgate de 69 corpos

As operações de busca e salvamento no local onde caiu hoje um avião da Yeti Airlines, no centro do Nepal, foram suspensas até segunda-feira, depois de recuperados 69 corpos, adiantou fonte do Exercito nepalês.

Os destroços da queda do aviões da Yeti Airlines, em Pokhara, no centro do Nepal. EPA/BIJAYA NEUPANE

Contudo, a companhia aérea já revelou não ter esperança de que haja sobreviventes.

A suspensão das buscas, noticiada pela agência ANI, ocorre após a recuperação dos corpos de 69 das 72 pessoas que estavam a bordo do avião, segundo um comunicado da companhia aérea divulgado pelo News18.

O Nepal decretou que segunda-feira será dia de luto nacional pelas vítimas do acidente.

O primeiro-ministro, Pushpa Kamal Dahal, está no centro de coordenação do Aeroporto Internacional de Tribhuwan, em Katmandu, acompanhado do ministro do Interior, Rabi Lamichhane.

Das 72 pessoas a bordo – 68 passageiros, incluindo seis menores, e quatro tripulantes – cinco eram cidadãos da Índia, quatro russos, dois coreanos, um australiano, um argentino, um irlandês e um francês, detalhou o porta-voz da Yeti Airlines, Sudrashan Bardaula, citado pela Agence France-Press (AFP).

O avião tinha saído de Katmandu com destino a Pokhara cerca das 10:30 (hora local) e caiu durante a manobra de aproximação ao Aeroporto Internacional de Pokhara, no vale do rio Seti.

A autoridade de aviação disse que o último contacto da aeronave com o aeroporto antes de cair foi feito pelas 10:50 (hora local).

Pokhara, localizada a 200 quilómetros a oeste de Katmandu, é a porta de entrada para o Circuito de Annapurna, um trilho de caminhada popular nos Himalaias.

Imagens e vídeos partilhados no Twitter mostraram nuvens de fumo no local do acidente, enquanto equipas de resgate e grandes grupos de pessoas se acumulavam em torno dos destroços da aeronave.

Relacionadas

Pelo menos 67 mortos em queda de avião no Nepal que transportava 15 estrangeiros. Nenhum português

Ainda não é claro o que terá causado a queda do avião, sendo que o Nepal tem um histórico irregular de segurança aérea.
Recomendadas

Rio de Janeiro “tem os melhores índices de segurança dos últimos 10 anos”

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro afirmou este sábado, em entrevista à agência Lusa, que “os índices de segurança do estado são os melhores dos últimos 10 anos”.

Brasil “precisa de gastar bem o pouco recurso que tem disponível”

A ministra do Planeamento e Orçamento brasileira, Simone Tebet, defendeu este sábado em Lisboa a aprovação da reforma tributária, o controlo do défice e um plano económico para os próximos quatro anos como as “três grandes missões” do Governo.

PremiumBoris Pistorius, o novo ministro à Defesa da Alemanha

Segundo adiantam alguns especialistas, no fim da guerra na Ucrânia a Rússia continuará no mesmo lugar onde está hoje. Por maioria de razão, o mesmo acontecerá com a Alemanha.
Comentários