NERSANT inicia formação para desempregados no Ribatejo

No âmbito do Vida Ativa, medida do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que tem como objetivo integrar os desempregados inscritos nos centros de emprego em ações de formação profissionalizantes, a NERSANT arrancou com a dinamização destes cursos em dezembro. O Acordo de Cooperação com o IEFP foi assinado no passado dia 25 de […]

No âmbito do Vida Ativa, medida do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que tem como objetivo integrar os desempregados inscritos nos centros de emprego em ações de formação profissionalizantes, a NERSANT arrancou com a dinamização destes cursos em dezembro. O Acordo de Cooperação com o IEFP foi assinado no passado dia 25 de novembro e tem como objetivos desenvolver um conjunto de ações integradas na Medida Vida Ativa em toda a região do Ribatejo. O desenvolvimento da primeira ação de formação teve lugar no dia 18 de dezembro, na Chamusca, denominando “Agente em Geriatria” e dirigido para desempregados com o 4.º ano de escolaridade.

Em janeiro, a associação tem já agendadas duas formações ao abrigo desta medida. No dia 16 iniciará a formação “Técnico de Vendas”, em Torres Novas, e “Técnico Auxiliar de Saúde”, no Cartaxo, para desempregados com o 4.º e 9.º ano, respetivamente. Em fevereiro arranca o curso “Técnico Comercial”, em Salvaterra de Magos, para desempregos inscritos nos centros de emprego com o 9.º ano de escolaridade, e ainda a formação “Agente em Geriatria”, em Ourém, para ativos desempregados com a 4.º ano. “Técnico Auxiliar de Saúde” e “Técnico de Comércio Internacional” são os cursos a iniciar em março e abril, em Torres Novas e Santarém, para desempregados com o 9.º ano de escolaridade. Está ainda previsto o arranque de outras ações de formação até junho, nas localidades de Coruche, Entroncamento, Alferrarede e Ourém, também nestas áreas.

Os desempregados inscritos nos centros de emprego interessados em consultar a calendarização total destas ações e os conteúdos programáticos de cada curso podem fazê-lo no portal da NERSANT, em www.nersant.pt, pesquisando pelo Vida Ativa no menu correspondente à formação. Neste espaço, os candidatos podem ainda descarregar a ficha de inscrição relativa à medida Vida Ativa.

De referir que os formandos que sejam admitidos aos cursos de formação poderão ter direito a uma bolsa de formação (apoio não atribuído a desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e rendimento social de inserção), e encargos com alimentação e com transportes.

A realização de ações de formação no âmbito da Medida Vida Ativa, permitirá aos participantes a aquisição e/ou reforço das suas competências, contribuindo para uma mais rápida e efetiva integração socioprofissional.

Recomendadas

UE e NATO acreditam que sabotagem causou fugas nos gasodutos Nord Stream

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, atribuiu nesta quarta-feira as falhas no Nord Stream a atos de sabotagem e disse ter discutido a proteção da infraestrutura crítica nos países da NATO com o ministro dinamarquês da Defesa. Também UE fala de sabotagem.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Portugal atrativo para investir, China atenta a transportes e ambiente, revela relatório

Portugal é um país atrativo para se investir no desenvolvimento de infraestruturas e a China está atenta a projetos e eventuais contratos na área dos transportes e do ambiente, segundo um relatório hoje divulgado em Macau.