[weglot_switcher]

Nestas férias, tome atenção à segurança das crianças nos parques infantis

Os pais e educadores devem indagar e acompanhar o cumprimento do regulamento que estabelece as condições de segurança destes espaços.
8 Agosto 2022, 06h45

A visita ao parque infantil e de diversão é uma das atividades de tempos livres preferidas de as crianças.

Mas a segurança não pode ser deixada de lado. Os pais e educadores devem indagar e acompanhar o cumprimento do regulamento que estabelece as condições de segurança destes espaços. Na verdade, não existindo uma constante e correta manutenção dos equipamentos e do ambiente do parque, o risco para a segurança e saúde dos seus utentes é uma realidade.

Muitos dos acidentes que se verificam nesses espaços podem ser evitadas com medidas de prevenção, como seja a existência de barreiras que impeçam o acesso de crianças e jovens a zonas de risco – por exemplo estradas ou parques de estacionamento – ou a delimitação de espaços específicos para o uso de bicicletas, patins, skates. Nestas zonas próprias deverá estar afixado, de modo bem legível, a obrigatoriedade de usar proteção (capacete, cotoveleiras e joelheiras) e recomendação da sua não utilização por crianças com idade inferior a 6 anos.

De acordo com a Lei, todos os parques devem afixar de forma visível e legível, informação de diferente natureza, tal como a identificação da entidade responsável pelo espaço (neste caso o condomínio, com nome, morada e número de telefone do administrador, identificação da entidade fiscalizadora, número nacional de socorro, urgência hospitalar e localização do telefone mais próximo.

Relativamente aos equipamentos inclusos nos parques é fundamental que sejam cumpridas as seguintes normas:

Escorregas: devem ser concebidos para que a velocidade de descida seja reduzida na parte final da trajetória e de modo a limitarem as acelerações de velocidade para não provocar acidentes;

Baloiços: devem assegurar o amortecimento dos choques, por forma a evitar lesões;

Insufláveis: devem obedecer às regras de segurança no que se refere à instalação, integridade estrutural, acesso a evacuação, ventoinhas, instalação elétrica, localização, entre outros.

Se encontrar defeitos e avarias denuncie! A segurança tem de vir sempre primeiro.

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.